Cultura

Cinemóvel promove mostra itinerante de filmes em Dourados e região

30 MAR 2017 • POR • 19h18
Projeto já rodou por 11 estados e contemplou mais de 70 mil pessoas em sete anos - Divulgação/Assessoria

A popularização do cinema é o carro chefe da Mostra Itinerante de Filmes John Deere, projeto que chega à oitava edição, faz a primeira parada na cidade de Caarapó entre os dias 3 e 5 de abril e chega a Dourados entre os dias 10 a 13. Para garantir a oferta de cinema a pessoas que muitas vezes tem dificuldade de acesso à sala de cinema, a mostra dispõe de uma estrutura especial montada na carroceria de um caminhão.

“Responsabilidade social é um dos pilares da John Deere em diversas frentes de atuação, sendo que o projeto Cinemóvel é um bom exemplo de como a cultura pode chegar para qualquer brasileiro, em qualquer lugar”, comenta Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação John Deere.

“Nos últimos anos há um crescimento no número de salas de cinema no País, o que é positivo. Em 2015, dado mais recente disponível, ultrapassamos os 3000 pontos de exibição, o que não ocorria desde o fim dos anos 70. Ainda assim, há uma concentração de salas em determinados pontos e carência em outros. O cinemóvel busca atender essa demanda, levando o cinema até o público”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

A sala climatizada da Mostra Itinerante de Filmes John Deere tem telão de 120 polegadas, sistema de som estéreo e 30 poltronas – além de lugares para cadeirantes – e estaciona em locais de fácil acesso. As sessões gratuitas recebem principalmente crianças da rede pública de ensino ou de instituições beneficentes e grupos de idosos. Em sete anos, o projeto percorreu 243 cidades de 11 estados brasileiros e reuniu um público de 72.257 pessoas.
Para a temporada 2017 foram escolhidos grandes sucessos do cinema: Mogli - O menino lobo, Procurando Dori, PETS - A vida secreta dos bichos, Zootopia e Divertida Mente.

As cidades Fátima do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina e Rio Brilhante, da Grande Dourados, também serão contempladas com as sessões do Cinemóvel, além de Nova Alvorada do Sul, município da região vizinha. A Mostra Itinerante de Filmes John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e que conta com patrocínio pela John Deere através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.