Dourados

Simulações de situação de risco movimentam aeroporto de Dourados

30 MAR 2017 • POR • 19h52
Servidores do sistema aeroportuário contaram com apoio da Polícia Federal em simulações - Assessoria

A administração aeroportuária local realizou, na tarde de quarta-feira (29), simulações de situações de risco no aeroporto regional Francisco de Matos Pereira de Dourados. O treinamento contou com parceria da Delegacia da Polícia Federal. Foram demonstradas duas situações: o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (Esaia) e o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (Esab), ambos previstos no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita, cujo desenvolvimento e realização são de responsabilidade da administração aeroportuária, em coordenação com a Polícia Federal.

Conforme explica o administrador do aeroporto de Dourados, Juliano de Almeida Domingos, essas atividades ocorrem a cada dois anos em aeroportos do porte do de Dourados e têm como objetivo a preparação para situações adversas de sequestro de aeronaves e ameaça de bomba. A atividade também tem como finalidade testar o Plano de Contingência do aeroporto, treinar equipes e orientar a comunidade aeroportuária na identificação e comunicação de situações de risco.

Pelo menos 70 pessoas participaram dos exercícios, entre a comunidade aeroportuária, bombeiros e policiais federais.

O exercício começou com a criação de um simulado de sequestro, com os órgãos intervenientes recebendo atribuições e colocando em prática procedimentos a serem realizados durante uma crise, inclusive acionando o COE (Centro de Operações de Emergência).

Depois, ocorreu o treinamento para situação de ameaça de bomba, com vários procedimentos, cujo público alvo foram telefonistas/recepcionistas, atendentes de operadores aéreos e terceirizados de serviços auxiliares do transporte aéreos, órgãos de segurança pública, pessoal do operador do aeroporto que desempenham atividades operacionais e de informações aos usuários.

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Carlos Fábio Selhorst dos Santos, acompanhou os exercícios e fez uma avaliação bastante positiva. ”Essas simulações dão a exata noção de como se desenvolvem situações dessa natureza”.

Carlos Fábio ressalta ainda que a prefeita Délia Razuk já determinou diversas ações de manutenção no aeroporto, a oficialização da atuação dos Bombeiros no local, e está empenhada desde o início da administração no projeto do novo terminal aeroportuário.