Dourados

Unigran prepara curso de prevenção ao suicídio em Dourados

12 ABR 2017 • POR • 15h05
Atividades de prevenção ao suicídio são organizadas pelo curso de Psicologia da Unigran - Assessoria

Considerado um problema sério de saúde pública, o que demanda atenção quanto a prevenção e controle, o suicídio é tratado em curso de prevenção elaborado a partir de pesquisas pelo curso de Psicologia da Unigran. O curso preventivo será realizado entre os dias 6 de maio a 26 de agosto, com atividades ministradas pelo capelão hospitalar e capitão do Corpo de Bombeiros, professor Edilson dos Reis, que já trabalha no combate e prevenção ao suicídio em Mato Grosso do Sul.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora de Psicologia Rosemeire Pereira Souza Martins, o principal objetivo do evento é ampliar as possibilidades de aprendizado dos acadêmicos e profissionais sobre o tema em questão.

“A Psicologia tem uma relação muito estreita com esta temática. É um tema envolto de muito tabu. Nós temos que saber como lidar nessa situação. O suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens. Não tem classe, idade, escolaridade, quando o sujeito se cansa do sofrimento e decide tirar a própria vida”, menciona a professora.

Rosemeire ressalta que a importância desse curso é para identificar alguns sinais, alguma situação e propensões, há a necessidade de orientação e capacitação. “A grande preocupação é que ‘nós’ não estamos escutando, ouvindo o que as pessoas estão dizendo. O professor Edilson utiliza uma ótima didática de como lidar, como fazer essa escuta ativa e sensível. É um curso inédito, essa discussão é urgente e necessária nas famílias, nas escolas e em todos os espaços sociais”, garante.

O Estado de Mato Groso do Sul se destaca no cenário brasileiro com alto índice de suicídio, principalmente nas populações indígenas e com um aumento gradual na taxa de atos consumados nas áreas urbanas, sobressaindo neste contexto a população jovem. O autor do projeto e acadêmico de Psicologia da Unigran, Sandro de Toledo, cita que a ideia é trabalhar a temática da prevenção e promoção de saúde mental.

O curso vai abranger a provisão das melhores condições possíveis para congregar crianças e jovens por meio de um tratamento efetivo dos distúrbios mentais, e até mesmo um controle ambiental dos fatores de risco. “O intuito é criarmos uma rede de alternativas quanto ao tema e indicar um caminho de conhecimento, compreensão e métodos de auxílio aos que estão passando por uma situação de crise e veem o suicídio como única saída”, assegura Sandro de Toledo.

Profissionais de saúde, da segurança pública, de educação, universitários, residentes, preceptores, tutores e docentes, religiosos, além da comunidade em geral, podem participar do curso. Inscrições e informações estão disponíveis na coordenação de Psicologia da Unigran pelo telefone 3411-4109, e-mail: psicologia@unigran.br, ou, no blog: cursoprevdourados.blogspot.com.br.