Saúde

HU diz que paralisação de funcionários é situação complexa

18 ABR 2017 • POR • 19h00

A situação da paralisação dos funcionários terceirizados do HU (Hospital Universitário) em Dourados “é bem mais complexa do que se apresenta”, admitiu, no final da tarde de segunda-feira (17) a Unidade de Comunicação do hospital, em e-mail endereçado ao Douranews.

“O HU-UFGD figurou como responsável por um cenário que foi causado pela empresa terceirizada, a qual não vem cumprindo integralmente as obrigações contratuais e, também, não vem efetuando os pagamentos dos colaboradores em dia”, como diz a nota encaminhada pelo HU.

Leia a íntegra:

"O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) esclarece que os funcionários em situação de paralisação são terceirizados, contratados para prestar serviços como recepcionistas, telefonistas e apoio administrativo em diversos setores da instituição. O contrato com a empresa, do estado de São Paulo, está vigente desde o dia 23 de dezembro de 2016.

Note-se que, nesse período de menos de quatro meses, é a segunda vez que o não cumprimento das obrigações por parte da empresa desencadeia a paralisação dos funcionários.

Os valores em atraso são referentes a salários e benefícios mas, apesar da mobilização, os trabalhadores estão mantendo escalas de trabalho, de modo a não prejudicar o atendimento aos usuários do HU-UFGD.

O hospital tem efetuado regularmente o repasse dos recursos, conforme previsto no contrato, embora haja falhas recorrentes com relação à apresentação dos documentos necessários, por parte da empresa. Diante da situação, o HU-UFGD já abriu processo administrativo para apurar a responsabilidade da empresa pelo atraso nos pagamentos aos funcionários e falha na apresentação de documentos. Além de abrir o processo administrativo, o HU-UFGD também está procurando os órgãos de controle (Ministério Público) para pedir providências.

De acordo com os funcionários paralisados, a empresa afirmou que efetuará os pagamentos em atraso no máximo até quarta-feira (19)".