Educação

Educação realiza mais uma etapa da 'Teia' em Dourados

9 MAI 2017 • POR • 11h09

A Secretaria estadual de Educação realiza, nesta terça-feira (9), mais dois encontros da terceira edição da “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa”. Às 7 horas, o evento será no Espaço Esperança, em Dourados, com os profissionais das escolas estaduais de Dourados, Douradina e Rio Brilhante. Às 13 horas, a Teia acontece em Naviraí, no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Fátima, com as escolas de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru.

Com a participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, o evento propõe a aproximação e apropriação da prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor do próprio conhecimento.

Nesta edição da Teia, a secretária de Educação do Estado e vice-presidente do Consed (o Conselho Nacional de Secretários de Educação), Maria Cecilia Amendola da Motta, apresenta os avanços conquistados pela educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos; o consultor da SED, Pedro Demo, professor emérito da UnB (Universidade de Brasília), aborda as propostas e as possibilidades de trabalho no educar pela pesquisa; e o professor José Gomes Pereira relata experiência com essa metodologia na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, uma das primeiras a implementar a proposta de educar pela pesquisa no Estado.

Em 2017, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das CREs (as Coordenadorias Regionais de Educação). A primeira CRE a receber o evento foi a de Dourados (com dois encontros programados), seguida por Aquidauana, Jardim, Campo Grande e Ponta Porã. Depois de Naviraí, a Teia segue para Nova Andradina, e novos encontros estão previstos para Coxim, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba.

Teia da Educação

A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria viajou pelo Estado com o “SED vai às Escolas”, programa que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino.