Educação

Professores pedem cumprimento de piso salarial em protesto

30 MAI 2017 • POR Maressa Mendonça/CE • 14h12
Professores e administrativos vieram de outros municípios participar da manifestação - Álvaro Rezende/Correio do Estado

Professores e servidores do administrativo da Educação do estado estão reunidos, na manhã de hoje, próximo ao prédio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) para protestar pelo não pagamento dos 7,64% em janeiro referente ao Piso Salarial Nacional.

Ao menos seis viaturas da Polícia Militar estão na frente do prédio da SED e cones também foram colocados no local para dificultar a passagem dos manifestantes.

Ônibus com representantes da Educação dos municípios de Sidrolândia, Jateí, Glória de Dourados, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Batayporã, Três Lagoas chegaram ao local.

Uma das manifestantes Lourdes Aroka, de 64 anos, é professora da rede estadual há 38 anos e afirma que a situação está difícil sem reajuste salarial. “A gente precisa o mais rápido possível”.

Opinião semelhante é da copeira Lucia de Azevedo, 46, que trabalha em escola de Glória de Dourados. “A gente não quer greve a gente quer estar trabalhando, mas com salário digno”, completou.

Manifestação

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) afirma que o governo do Estado não cumpriu com o pagamento do reajuste de 7,64% do Piso Salarial Nacional, referente ao mês de janeiro deste ano e não incorporou o abono salarial de R$ 200,00 no salário dos administrativos da Educação.

Segundo eles, representantes dos 73 municípios onde há sindicato devem participar da manifestação.