Entretenimento

Sindicato Rural comemora zero autuações a menores na Expoagro

6 JUN 2017 • POR • 19h16

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, anunciou esta semana que durante os 11 dias da 53ª edição do evento, realizado de 11 a 21 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, nenhuma ocorrência foi registrada relativa a menores flagrados ingerindo bebida alcoólica. Essa foi, segundo ele, a primeira vez nos últimos cinco anos que não houve nenhuma autuação do Juizado da Infância e Juventude decorrente de menor de 18 anos bebendo álcool no recinto.

Conforme o assessor jurídico do Sindicato Rural, Joderly Dias do Prado Junior, os efeitos das medidas adotadas pela atual diretoria são visíveis, pois durante a Expoagro de 2013 e 2014 ocorreram 82 autuações em função de menores flagrados consumindo álcool. Em 2015, primeiro ano da gestão de Lúcio Damália, o número de autuações caiu para 23, mas foi a partir de 2016 que surgiram os melhores resultados das medidas adotadas pela atual diretoria – principalmente com a criação de espaço fechados para comercialização de bebida alcoólica, onde só maiores de 18 anos podiam entrar.

No ano passado, foram apenas três autuações e na feira de 2017 não ocorreu nenhum caso. “Isso mostra que as medidas que adotamos surtiram efeito. Decidimos investir em prevenção e fiscalização do que gastar dinheiro do Sindicato para pagar as autuações do Juizado”, afirmou Lúcio Damália, destacando o cercamento do espaço para venda de bebida, o aumento da segurança interna e a parceria com órgãos de segurança pública como responsáveis pela garantia da tranquilidade da maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul. “O ambiente ficou muito melhor para as famílias que foram visitaram a Expoagro”, afirmou.

Prestação de contas

Quase um mês após a realização da Expoagro, a diretoria do Sindicato Rural ainda não divulgou, entretanto, o balanço econômico da feira. Na véspera da abertura do evento, em maio passado, o presidente disse que havia uma expectativa de faturamento da ordem de R$ 150 milhões. No dia seguinte ao fechamento da festa, disse que “superamos nossas expectativas”, porém, os números reais ainda não foram apresentados pela diretoria do Sindicato Rural.