Esportes

Paratleta douradense é convocado para Mundial na Inglaterrra

8 JUN 2017 • POR • 21h12
Toninho Pietramale destaca qualidades do atleta convocado para Mundial de Londres, durante visita à prefeita - Assessoria

O Comitê Paralímpico Brasileiro convocou o atleta douradense Paulo Henrique Andrade dos Reis para competir no Campeonato Mundial de Atletismo do World Para Athletics 2017, que acontece no período de 14 a 23 de julho, em Londres, na Inglaterra.

Paulo Henrique, de 18 anos, da classe T13 (baixa visão), é atleta do Projeto Dourados Paralímpico, mantido pela Funed (Fundação de Esportes de Dourados), e tem sido destaque em competições nacionais. O recorde brasileiro no salto em altura no mês passado, no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro) em São Paulo, lhe valeu a convocação para a seleção brasileira que disputará o Mundial em Londres.

Paulo Henrique Reis nasceu com retinosquise congênita e, por isso, enxerga apenas 20% com o olho direito e menos de 10% com o esquerdo. Conheceu o atletismo por meio de um professor da escola e competiu pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares de 2010. O douradense está entre os 18 atletas brasileiros com “Índice A” no ranking nacional. A seleção levará 25 atletas para o Mundial.

Na manhã desta quinta-feira (8), o atleta douradense foi apresentado à prefeita Délia Razuk, que se encantou com a sua história e se disse “feliz e orgulhosa” pela sua convocação para a seleção brasileira. Délia recordou que a trajetória de Paulo Henrique começou em 2010, quando ela, então prefeita interina, realizou os Joresd (Jogos Recreativos Especiais de Dourados). A prefeita lembrou que à época se emocionou com “a dedicação e a garra dos portadores de deficiência na busca pela superação”. Hoje, iniciando o sexto mês de um mandato legítimo, Délia anuncia que a administração não medirá esforços em apoiar e incentivar cada vez mais o esporte.

Na visita à prefeita, Paulo Henrique estava acompanhado da mãe, Lucinda Reis, do treinador Toninho Pietramale e do diretor da Funed, Jânio Amaro, que discorreram sobre o desempenho do atleta em várias competições e também aproveitaram para falar de projetos desenvolvidos pela Fundação de Esportes, em parceria com a Secretaria municipal de Educação.

“A Funed, graças a Deus, vem realizando um excelente trabalho, com várias ações dentro do nosso município e nos distritos. Hoje o Jânio me trouxe essa ótima notícia que foi a convocação deste douradense para o Campeonato Mundial Paralimpico de Atletismo. Com certeza, tenho a plena convicção que ele irá muito bem nos representar nesta competição internacional”, disse a prefeita, reafirmando que o “compromisso com as pessoas é também a inclusão social”.

“Com essa marca conquistada em São Paulo o Paulo Henrique estabeleceu o recorde mundial, tanto é que ele hoje nada mais é do que o primeiro no ranking em sua categoria”, comemorou o professor Toninho Pietramale.