Polícia

PF deflagra Operação Revanche para coibir contrabando de cigarros

29 JUN 2017 • POR Max Rocha/Douranews • 14h02
Operação foi realizada no Paraná e São Paulo - Divulgação/Arquivo

A Polícia Federal deflagrou na última quarta-feira, (28) a Operação Revanche, com intuito de investiga organização criminosa responsável em contrabandear grandes cargas de do Paraguai. Segundo a polícia, aproximadamente 800 mil cigarros circulam no Brasil diariamente, através do grupo criminoso.

Ao todo foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em desfavor de uma das maiores quadrilhas de contrabando de cigarros do país.

De acordo com informações, 120 agentes atuaram na Revanche. A operação foi realizada em São Paulo e no Paraná, estados onde os criminosos atuavam.
Cerca de R$ 1 milhão por dia, era o valor que o grupo movimentava com um esquema organizado semelhante à uma empresa, realizando compra, venda e transporte dos cigarros.

Os criminosos também chegaram a corromper servidores públicos, que deveriam atuar no combate ao contrabando, mas não o faziam. Laranjas e empresas de fachada eram usadas nas operações do grupo.

A organização criminosa vem sendo investigada desde 2014 pela Polícia Federal, acredita-se que o grupo já teria movimentado R$ 500 milhões nesse período. Bens dos suspeitos foram bloqueados pela Justiça do Estado de São Paulo. Investigados irão responder pelos crimes de contrabando, corrupção passiva e organização criminosa. As penas variam de um a oito anos de prisão, se somadas.