Polícia

Empresários de MS e SP que fabricavam baús de caminhões para o tráfico são presos pela PF

29 JUN 2017 • POR Marcos Ribeiro/G1 • 16h45
Dinheiro apreendido na operação Subzero da Polícia Federal - PF/Divulgação

A suspeita de um esquema de tráfico internacional de drogas em Ponta Porã, na região sul de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, provoca o cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (29).

A ação faz parte da operação Subzero da Polícia Federal (PF). Os mandados relativos ao suposto esquema são cumpridos em três municípios: Ponta Porã, Dourados e Jacareí, no interior de São Paulo. Nesta manhã foram apreendidos dinheiro e caixas de munições de arma de fogo.

De acordo com as investigações, que começaram em abril de 2015, um grupo formado por empresários, que atuam no ramo de transporte de mercadorias e fabricação de carrocerias baús, mantinham uma estrutura organizada, com divisão de tarefas para compra de droga no Paraguai, transporte e venda do entorpecente nas regiões: Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Na maioria das vezes, o entorpecente era transportado em fundos falsos de câmaras frias de caminhões-baú. Ainda segundo as investigações, um dos suspeitos atuava no tráfico de armas e contrabando de medicamentos.

Durante as investigações foram presas sete pessoas em flagrante e apreendida uma tonelada de maconha, 686 quilos de cocaína e vários veículos. Os presos vão ser transferidos para o Penitenciaria Estadual de Dourados (PED).