Obra construída há 15 anos, MS 395 recebe intervenção do Estado
Parte do pacote de rodovias construídas pela Cesp (a Companhia Energética de São Paulo) como contrapartida da construção da Usina de Porto Primavera, ainda em 2002, a rodovia MS 395 vai passar, pela primeira vez, por uma intervenção significativa. O Governo do Estado assina nesta semana a ordem inicial de serviço e inicia os trabalhos que irão mudar a realidade da rodovia.
Não projetada para suportar o intenso tráfego de caminhões que escoam celulose e eucalipto na região leste de Mato Grosso do Sul, a condição da rodovia veio se agravando ao longo dos anos. Recebendo desde 2015 intensa manutenção com serviços de tapa-buracos, houve a necessidade um trabalho mais profundo na rodovia. “Temos que entender que ela não foi projetada para receber o intenso tráfego atual de caminhões, e a manutenção se tornou incipiente diante disso”, explicou Emerson Pereira, diretor-presidente da Agesul (a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), órgão que fiscaliza e realiza manutenção das rodovias no Estado.
A recuperação da rodovia deve durar cerca de um ano e 3 meses e receberá investimentos da ordem de R$ 44,3 milhões. Serão recuperados com novo revestimento 65,680 quilômetros de estrada entre os municípios de Bataguassu e Brasilândia. A empresa vencedora da licitação, divulgada dia 8 de junho, já iniciou a montagem do canteiro e a previsão é que a obra gere 60 empregos diretos na região.
Mais investimentos
Com mais R$ 43,6 milhões em investimentos, o Governo do Estado deve autorizar também nos próximos dias a recuperação da rodovia MS 338, também importante na região do Bolsão. Ao todo serão restaurados 60,2 quilômetros entre o entroncamento da MS 395 e o município de Santa Rita do Pardo. A rodovia também foi construída pela Cesp e as obras de recuperação estão estimadas em 360 dias.