Educação

Prefeitura recebe mais um ônibus para o transporte escolar em Dourados

7 JUL 2017 • POR • 21h29
Prefeita comemora chegada de mais um ônibus para reforçar frota do transporte escolar - Assessoria

A prefeita Délia Razuk recebeu, quinta-feira (6) à tarde, mais um ônibus que irá integrar, a partir de agora, a frota do transporte escolar de Dourados. O veículo foi adquirido com recursos do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Escolar) através dos programas Pronacampo e Caminho da Escola, do Ministério da Educação. A prefeita Délia comentou sobre a importância de mais esse veículo para o transporte de alunos, ressaltando que o deslocamento das crianças da área rural até a escola é fundamental. Assim, de acordo com a prefeita, o município garante a elas o direito de acessos as salas de aulas com segurança e dignidade.

A Prefeitura de Dourados transporta em média, cinco mil alunos diariamente, percorrendo em torno de 11 mil quilômetros. Conforme dados do departamento responsável pela frota da Secretaria municipal de Educação, são 72 linhas, atendendo estudantes de toda a zona rural.

Délia, que recebeu as chaves do novo ônibus junto com a secretária de Educação, Denize Portollann, lembrou que o Município dispõe de 15 ônibus próprios e 46 da empresa concessionária que presta esse tipo de serviço na cidade. A prefeita anunciou ainda que, até o fim deste ano, mais um carro como esse deverá ser entregue.

Entre o volume de veículos da Educação, a Prefeitura conta com três equipados com elevadores, os quais são utilizados para o atendimento às crianças com deficiência física. Os demais ônibus, mesmo não tendo elevador de acesso, disponibilizam um assento duplo exclusivo para deficientes, com cinto de segurança diferenciado e uma cadeira de rodas para facilitar o deslocamento.

Em março deste ano a prefeita pode comemorar a aquisição de outro ônibus, com recurso do Pnate (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), também destinado a custear a oferta de transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural.