Educação

UFGD busca estrutura orçamentária para manter Educação no Campo

9 AGO 2017 • POR • 18h36

Reunião realizada na manhã desta terça-feira (8) na UFGD definiu pela institucionalização da Leduc (a Licenciatura em Educação no Campo) como o melhor caminho para a manutenção do curso na Universidade.
A proposta é levar o assunto ao Couni (Conselho Universitário) para discussão, com presença de todos os representantes da comunidade acadêmica, para que a incorporação da Licenciatura matriz orçamentária da UFGD tenha mais recursos compartilhados para a manutenção de todos os benefícios oferecidos.

O curso faz parte da estrutura da Faind (a Faculdade Intercultural Indígena) e os recursos de custeio eram garantidos via Procampo (Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação no Campo), do Governo federal, cancelado no ano passado. Atualmente, os estudantes da Leduc recebem uma bolsa permanência no valor de R$ 300, mais alimentação e alojamento, para quando estão na Universidade, considerando que o curso é no modo de alternância. E, além da realização do vestibular 2017, que garante a entrada de mais alunos no curso, os estudantes solicitam a manutenção dessas garantias de assistência aos acadêmicos.

Segundo o diretor da Faind, Antônio Dari, o fato é que a faculdade vive em uma tensão constante por causa da questão financeira. "O cenário da Educação no Campo é o pior e as universidades de todo o país já estão falando em remanejamento de professores. Existe até uma recomendação da Secad (a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) para a não realização de vestibular. Ou seja, a Faind sempre está com chapéu na mão e é sempre uma insegurança muito grande para todos, inclusive para os acadêmicos. Nós temos sitiantes, estudantes que viajam 15 horas de barco para chegar em Corumbá e vir para cá estudar. Não tem como esse pessoal sair todo dia porque depois eles não terão nem o que comer", enfatizou.

Conforme a reitora Liane Calarge, deve haver uma estratégia interna de fortalecimento de todos os cursos da UFGD. "Nosso compromisso não é de fechar curso, pelo contrário, é de manter inclusive a Leduc, que é nosso compromisso social mas, querendo ou não, precisamos de dinheiro para mantê-lo. Nós vamos institucionalizar a Leduc via Couni, pois essa decisão deve ser coletiva e todas as faculdades devem saber de onde está vindo o dinheiro para manter o curso", explicou.