Polícia

PMA retira 5,7 quilômetros de redes de pesca de rios do estado

11 AGO 2017 • POR Max Rocha/Douranews • 15h19
Fiscalização aconteceu em rios de Paranaíba e Aparecida do Taboado - PMA/Divulgação

Em operação realizada entre os dias 7 e 10 deste mês, a PMA (Polícia Militar Ambiental), apreendeu 93 redes de pesca, que juntas mediam 5,7 quilômetros.

A operação foi realizada em rios dos municípios de Aparecida do Taboado e Paranaíba.

Nos rios Paranaíba, Santana e Barreiro a fiscalização apreendeu 54 redes de pesca, medindo 3,3 quilômetros. Os responsáveis não foram encontrados.

Mais de 75 quilos de peixes ainda vivos, que estavam presos nas redes foram libertados e 40 quilos já mortos, mas próprio para consumo foram recolhidos.

Uma segunda equipe que realizou fiscalizações no rios Grandinho e córrego Brandinho apreenderam 39 redes de pesca, com extensão de 2,4 quilômetros. Os responsáveis também não foram localizados.

Foi solto 52 quilos de pescado e recolhido 31 que já estavam mortos nas redes.

Duas instituições receberam os 71 quilos de pescado recolhidos, o albergue Centro Espirita Joana D’Arque e o Asilo Lar Vicente Marques de Queiroz.

Na quarta-feira (9) foram presos e autuados em R$ 2,8 mil, quatro indivíduos por pesca ilegal, Também foram aprendidos em posse dos suspeitos, pescado, barco e motor de popa.

De acordo com a PMA, a fiscalização é fundamental, pois retira dos rios as redes ilegais, impedindo assim a degradação dos cardumes.