Dourados

Chuva já melhora as condições do ar em Dourados

15 AGO 2017 • POR • 11h39
Condições climáticas mudam após a chuva da madrugada e população pode respirar melhor - Douranews

Choveu pouco mais de 12mm entre o final da noite desta segunda-feira (14) e a madrugada desta terça (15) em Dourados, conforme o boletim GuiaClima da Embrapa. A temperatura média amanheceu me 14ºC nesta manhã e a oscilação já permitiu elevação da umidade relativa do ar a 97%. Segundo o portal Climatempo, a chuva vai continuar até o final de semana, com maior intensidade no sábado: 33mm, com 80% de probabilidades.

Não choveu em Dourados em julho de 2017. Da mesma forma que em 1984 e 1988, julho de 2017 teve ausência total de chuvas. Com base nos registros das estações meteorológicas da Embrapa e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pode-se observar que as chuvas foram inexpressivas ou nulas em toda a região sul de Mato Grosso do Sul: Ponta Porã (6 mm) e Juti (3 mm). Em Amambai, Campo Grande, Itaquirai, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia e Bela Vista não houve registro de chuvas.

Com isso, segundo o GuiaClima da Embrapa, a umidade dos solos de Dourados, devido à ausência total de chuvas, decresceu de níveis próximos à capacidade de campo (100% da disponibilidade hídrica), no início do mês, para níveis insatisfatórios, no final de julho (30% da disponibilidade hídrica), segundo analisou o pesquisador Carlos Ricardo Fietz.