Saúde

Campanha nacional de vacinação é oportunidade de atualizar calendário

11 SET 2017 • POR • 23h03
Campanha de vacinação terá Dia D no sábado em todos os postos de saúde da cidade - Arquivo

Começou nesta segunda-feira (11), em Dourados, a ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através da Superintendência Geral de Vigilância em Saúde, e coordenada, em nível local, pela equipe da Vigilância Epidemiológica de forma integrada com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha nacional de multivacinação. O objetivo é a atualização das cadernetas de vacinação para maior controle de doenças imunopreviníveis.

Os menores de 15 anos devem verificar quanto ao abandono ou atrasos de doses de vacinas nesse período. Diante da necessidade de regularização das dosagens, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo da residência até o dia 22 deste mês.

De acordo com Carla Ribeiro, gerente de imunização, as unidades de saúde já receberam um quantitativo de doses de vacina para atendimento da campanha. “Os postos já estão preparados para atender a demanda com as vacinas de BCG, hepatite B, hepatite A, pentavalente e outras. Ainda nesta semana chega também um reforço da vacina de HPV”, disse Carla.

A gerente de imunização explica que para esta campanha não existe uma meta específica de pessoas a serem vacinadas, no entanto, “a pretensão é alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes, visto que é comum o esquecimento de vacinas que têm ciclos ou que sofrem atrasos nesse período”.

Desta forma, diante de análise às cadernetas de vacinas, será feita a aplicação das doses corretamente. O atendimento será feito no horário normal de funcionamento dos postos de saúde, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

Dia D

Neste sábado (16), as unidades de saúde funcionarão das 8 às 17 horas dentro da mobilização nacional. “O intuito é alcançar quem não puder regularizar a caderneta nos dias de semana”, explica Carla. Serão oferecidas vacinas da rotina do calendário de vacinação do PNI (Programa nacional de Imunização).

O Ministério da Saúde destaca que não tomar as vacinas corretamente pode contribuir para o reaparecimento ou aumento de algumas doenças.