Em destaque

Operação Cambota - Polícia Federal cumpre mandados em Três Lagoas e Dourados

12 SET 2017 • POR • 13h36
Ao todo serão cumpridos 20 mandados entre busca e apreensão e condução coercitiva - Divulgação/PF

Operação da Polícia Federal, que teve início na manhã de hoje, investiga esquema de desvio de verbas na prefeitura de Três Lagoas. Ao todo serão cumpridos 20 mandados entre busca e apreensão e condução coercitiva. As ações policiais ocorrem também em Dourados.

Conforme as informações divulgadas pela assessoria de imprensa da PF, as investigações apontaram que servidores da prefeitura e empresários do ramo de oficinas estariam direcionando e superfaturando serviços de contrato de manutenção da frota de veículos contratados pelo município de Três Lagoas. As fraudes ocorreram entre 2015 e 2016.

O grupo criminoso aumentava o valor das peças e serviços prestados. Em alguns casos foi constatado superfaturamento de até 486% do valor dos acessórios substituídos pelas oficinas mecânicas.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato qualificado, corrupção ativa e passiva, cujas penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.

Operação Cambota

As investigações contaram com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) da capital de MS, que analisou os contratos e serviços prestados pelas oficinas envolvidas no esquema durante o biênio 2015/2016.

Cambota é o nome popular do Virabrequim, peça responsável pela movimentação do automóvel. Como a fraude consistia em direcionar e majorar serviços nos automóveis da frota, o nome faz alusão à atuação policial, no sentido de desarticular a organização criminosa impedindo sua movimentação.