Dourados

Prefeitura melhora calçadas dos cemitérios com resíduos de asfalto

2 OUT 2017 • POR • 18h09
Fresa de asfalto doada pela CCR MSVia ajuda a conter crescimento de plantas daninhas entre os túmulos - Divulgação/Semsur

A Prefeitura de Dourados iniciou na semana passada, por meio da Semsur (Secretaria municipal de Serviços Urbanos), a revitalização interna nos cemitérios municipais Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus com a aplicação de uma base na área de passeio público existente entre os túmulos. O principal objetivo é diminuir a necessidade de limpeza do mato que cresce entre os jazigos e preparar os cemitérios para o dia 2 de novembro, Dia de Finados.

Segundo o secretário Joaquim Soares, estas vias internas não possuem qualquer calçamento, o que favorece a proliferação de ervas daninhas. Agora serão aplicados resíduos de pavimentação asfáltica, chamados de fresa de asfalto, doadas pela CCR MS Via, formando uma camada protetora que diminui o barro, com diminuição de custos e previsão de economia.

“Quando visitamos os cemitérios no início do ano, já falávamos da meta de atingir uma conta saudável de custo benefício. A manutenção e limpeza interna nos cemitérios custam muito cada vez que acionadas e a aplicação desta camada de fresa na área de passeio pode reduzir esta despesa em longo prazo”, explicou o secretário.

Joaquim acrescentou que a fresa é material resistente e durável e tem a mesma função de uma base asfáltica. Depois de aplicado o material, o rolo compressor faz a compactação, transformando o resíduo em uma espécie de calçamento. “É uma ação que vai diminuir gastos futuros e melhorar o tráfego de pessoas entre os túmulos”, disse.

Além da melhoria entre os túmulos, o secretário afirmou que vai acontecer a recuperação das calçadas já existentes, limpeza e revitalização dos ‘cruzeiros’ existentes no interior do cemitério, além da recuperação dos muros, na área externa. Os cemitérios públicos compõem área total de 14 hectares, com espaços para trânsito de pessoas entre as quadras. A acessibilidade e a mobilidade devem ser melhoradas com a ação.

A prefeita Délia Razuk destacou como positiva a iniciativa que visa, além de tudo, o bem-estar dos cidadãos que visitam túmulos de entes queridos nesse período. “Esta é uma parceria que deu certo. Os cemitérios são áreas públicas. No que a Prefeitura puder contribuir, assim o faremos”, disse Joaquim Soares.