Agronegócio

Ventos fortes derrubam estrutura construída com FCO

2 OUT 2017 • POR • 21h41
Barracão ficou bastante danificado quando estava quase concluído para atender avicultura - Divulgação/Adilson Berlesi

A propriedade do agricultor Adilson Thiesen Berlesi foi uma das mais afetadas durante o fenômeno meteorológico que provocou ventos além da média normal na tarde deste domingo (1) na região de Formosa, área rural do município de Dourados. Em outros distritos e parte da área rural também foram contabilizados prejuízos por conta dessa situação.

Integrado da companhia BRF, Adilson estava acabando de construir na propriedade um modelo de composteira para resíduos de aves mortas [o empreendimento contava com recursos provenientes do FCO, o Fundo de Investimentos do Centro-Oeste, captado junto ao Banco do Brasil], praticamente destruído pela velocidade dos ventos, na média aproximada de 70 km/h, conforme estimativas oficiais.

A compostagem, devido aos benefícios naturais que produz, constitui-se num elemento fundamental para a sustentabilidade das ações voltadas para a gestão de resíduos sólidos, como o das carcaças de aves. Por se tratar de um processo essencialmente biológico, a compostagem está acondicionada a todas as limitações relacionadas à atividade microbiana, conforme define o projeto implantado pelo agricultor no sitio da área rural.

De acordo com o GuiaClima, portal especializado de indicadores meteorológicos da Embrapa de Dourados, apenas no domingo choveu 31,3mm na região, enquanto a média histórica para todo o mês de outubro é de 142,5mm.