Polícia

Sem regalias Cabral terá dois banhos de sol por dia durante estadia no Presidio Federal da Capital

26 OUT 2017 • POR Max Rocha/Douranews • 12h02
Sergio Cabral foi preso como parte da Operação Calicute - Reuters

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), assim como um líder do crime organizado ou preso por pratica de terrorismo, ele não terá regalias, tendo em vista que as regras em todos os presídios federais são as mesmas.

Cabral, assim que chegar no Presídio Federal de Campo Grande não poderá ouvir rádio e muito menos assistir à TV. O ex-governador ficará trancado em uma cela sozinho com direito a dois banhos de sol diários.

Por ora o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) não divulgou informações a respeito do horário de transferência de Cabral, mas segundo apurado extraoficialmente a chegada do ex-governador à Capital estava prevista para ocorrer no final do dia de ontem (25).

Um pedido de habeas corpus foi impetrado pela defesa do ex-governador no TRF-2 (Tribunal Regional Federal 2), com o intuito de mantê-lo no Rio de Janeiro, precisamente no presídio de Benfica. Na terça-feira (24) o pedido foi negado pelo Tribunal.

O Presídio Federal de Mato Grosso do Sul foi escolhido, segundo o site Uol, por ter uma ala separada que reúne chefes do crime organizado. A unidade é uma das quatro penitenciárias federais no país. As outras unidades estão localizadas em Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Catanduvas no estado do Paraná.

Na terça-feira passada, o desembargador Abel Gomes do TRF 2, pediu ao juiz federal Marcelo Bretas o vídeo do interrogatório de Sérgio Cabral conduzido por magistrado, no qual aceitou o pedido de transferência do ex-governador para uma unidade federal. Em despacho, ele determinou a remessa de cópia do áudio e vídeo da audiência, da decisão proferida e demais elementos afetos ao fato.

Cárcere

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) foi preso no dia 17 de novembro de 2016 em uma operação batizada como Calicute – referência a derrota do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, um episódio conhecido como “A tormenta de Calicute” -. Cabral foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba.

Em maio deste ano, o ex-governador foi transferido para a cadeia pública José Frederico Marquês, nova unidade prisional construída em Benfica no Rio de Janeiro. A ala em que ele fica é destinada a presos com nível superior e casos de não pagamento de pensão alimentícia.

Sergio Cabral chegou a ficar preso em Bangu 8. Por ironia ele já conhecia o local, ainda que só pelo lado de fora. Cabral inaugurou em maio de 2008, um reforço na segurança para dificultar a entrada de aparelhos celulares, drogas e armas escondidos em sacolas ou no corpo.