Brasil

Polícia investiga desvio de R$ 400 milhões na Caixa Econômica

14 NOV 2017 • POR • 10h54

A Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília cumpre 10 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (14) em uma operação que investiga desvios de dinheiro público na Caixa em contratos na área de TI (tecnologia da informação). A suspeita é de que tenham sido movimentados cerca de R$ 400 milhões. Não há mandados de prisão e nem de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento, conforme divulgou o G1.

De acordo com as investigações, empresas de TI pagavam para uma empresa de consultoria de um ex-funcionário da caixa, que então repassava aos envolvidos. Os serviços, no entanto, eram a princípio inexistentes. Em troca, empresas de TI eram favorecidas. "Além disso, parte dos valores recebidos eram distribuídos pela empresa de consultoria para os demais membros da organização criminosa", diz a PF.

De acordo com os investigadores, os empregados da Caixa e o sócio-administrador da empresa de consultoria maquiavam o crescimento de patrimônio com contratos de compra e venda de imóveis. A operação é batizada de "Backbone", em referência à espinha dorsal de um sistema de rede de computadores, no jargão da informática.