Saúde

Saúde entrega mais 41 cadeiras de rodas em Dourados

25 NOV 2017 • POR • 11h24

A Prefeitura de Dourados entregou à população, através da Secretaria municipal de Saúde, 23 cadeiras de banho, 12 cadeiras padrão e 6 cadeiras de banho reclináveis, em um total de 41 cadeiras de rodas. Os aparelhos são fruto das demandas encontradas no desenvolver de ações de parcerias firmadas pela Prefeitura com a finalidade de garantir o direito e a qualidade de vida às pessoas com deficiência.

O secretário de Saúde Renato Vidigal ressaltou que Dourados oferece vários serviços com um processo de articulação entre o Centro Especializado em Reabilitação (o CER) de Campo Grande, fisioterapeutas do NASF (Núcleo de Saúde da Família), do PAM, HU (Hospital Universitário), da Vida, Hospital da Missão, Apae e Pestalozzi. “Todos estes serviços estão aptos a solicitar órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção conforme a demanda”, disse.

Entre estas ações, por exemplo, em julho, a visita do Caminhão da Oficina Ortopédica itinerante promoveu o atendimento aos pacientes que não poderiam ser avaliados pelo serviço de fisioterapia local e teriam que fazer as avaliações em Campo Grande. “Estas pessoas tiveram acesso ao atendimento aqui, sem necessidade de se deslocar até a Capital. Tudo fruto de uma articulação nossa com a Secretaria de Saúde do Estado”, disse Vidigal.

Foi realizada também, no mês de outubro, a avaliação dos idosos residentes no Lar do Idoso de Dourados, considerando o Estatuto do Idoso. A Secretaria de Saúde aproveitou para informar que o Caminhão da Oficina Ortopédica retorna a Dourados nos dias 5 a 7 de dezembro (terça a quinta-feira) para o atendimento dos pacientes que já aguardam avaliações.

“A população que necessite deste serviço pode entrar em contato com a Equipe de Saúde da Família ou Unidade de Saúde de referência para que possa iniciar o processo de aquisição de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção conforme a necessidade”, explicou o secretário Renato Vidigal.