Agronegócio

Dourados realiza Encontro Técnico de Piscicultura nesta quinta

29 NOV 2017 • POR • 12h05

O Senar/MS (Serviço de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Dourados vão realizar, nesta quinta-feira (30), o 1º Encontro Técnico da Piscicultura Sul-mato-grossense. O evento, no tatersal do sindicato, começa às 7 horas e vai tratar dos principais temas do setor produtivo. O objetivo, na avaliação o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito, é abordar assuntos relevantes sobre a piscicultura para proporcionar desenvolvimento a este segmento.

“No encontro, analisaremos temas que vão de novas tecnologias a informações de mercado, de comercialização ao cooperativismo. São ferramentas que os piscicultores precisam ter acesso para melhorar o potencial produtivo de suas propriedades”, avalia Saito. O evento contará com quatro caravanas do programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS, na vertente piscicultura, totalizando a participação de mais de 80 produtores. “Em Dourados, são 20 produtores rurais atendidos pela iniciativa. É possível ampliar este número e trazer, assim, mais competitividade e oportunidade para este segmento produtivo na região”, avalia.

A primeira palestra será da coordenadora da Unidade Técnica da Famasul, Mariana Urt, que apresentará as ações desenvolvidas pelo Senar para o fortalecimento da piscicultura no Mato Grosso do Sul. Em seguida, o engenheiro agrônomo Ricardo Neukirchner ministrará uma palestra sobre as novas tecnologias para o melhoramento genético de peixes. A terceira apresentação, do presidente da Associação Brasileira da Piscicultura – a Peixe BR, Francisco Medeiros, será sobre o tema ‘Mercado e oportunidades’. Ainda na área econômica, porém focando na questão da comercialização de peixes nativos e exóticos, haverá a apresentação do pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Manoel Xavier Pedroza Filho. Por último, o piscicultor Diogo Conceição Vanzin, de Mundo Novo, contará sobre a trajetória pessoal na piscicultura e os resultados obtidos na propriedade. Por último, os participantes poderão participar de um rodada de negócios, promovida pelo Sebrae/MS.