Polícia

Secretário Barbosinha lança plano especial de policiamento em Dourados

13 DEZ 2017 • POR • 22h25
Secretário Barbosinha explica a estratégia do policiamento para o final de ano em Dourados - Divulgação/Assessoria

O policiamento especial fim de ano, na operação denominada “Boas Festas”, lançada na manhã desta quarta-feira (13) no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), terá reforço significativo em razão do aumento do fluxo de pessoas e veículos que circulam pela área comercial da cidade por conta da liberação do 13º salário e das festividades do período. O plano de policiamento foi desenvolvido pela Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública) e vai envolver as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, em parceria com os empresários da cidade e dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Em solenidade que reuniu varias autoridades da área, incluindo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosinha e o comandante geral da PM no Estado, coronel Waldir Ribeiro Acosta, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar em Dourados, tenente coronel Carlos Silva, apresentou o esquema estratégico desenvolvido para o policiamento deste fim de ano, envolvendo todas as equipes policiais da cidade, que será reforçada por viaturas e efetivo, garantindo assim uma maior sensação de segurança à população.

O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil também apresentaram o planejamento traçado pelas instituições com o objetivo de trazer mais segurança à população durante as festividades do final do ano e garantir a movimentação no comércio de Dourados.

Conforme o comandante geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, a Operação “Boas Festas” abrangerá toda a cidade de Dourados, sendo que na área central concentrará a maior parte do efetivo policial. Os centros comerciais descentralizados, como os da região do Parque das Nações, Jardim Água Boa, Jardim Ouro Verde e Jardim Flórida, também receberão uma atenção especial conforme as particularidades de cada região comercial.

“A Polícia Militar contará com o reforço de 193 policiais militares em Dourados, os alunos dos cursos de formação de Cabos e Sargentos da Policia Militar, que fazem seus cursos no polo de ensino de Dourados. Ainda serão empenhadas todas as equipes de policiamento ordinário do 3º BPM, juntamente com efetivo administrativo, além das adequações de escalas dos policiais do serviço operacional”, anunciou o comandante geral.

Os locais escolhidos foram definidos por meio de levantamentos estatísticos realizados pela PM, através do serviço de inteligência. O policiamento já está sendo realizado desde sexta-feira (8) passada e deve seguir até o dia 8 de janeiro.

O secretário José Carlos Barbosa frisou que a ordem é intensificar as rondas e o monitoramento motorizado durante o período das festividades, “e por conta do 13º, garantir a segurança para os lojistas e para a população, aumentando a sensação de segurança para que as pessoas não tenham medo de sair às ruas e possam curtir com alegria essa época do ano com a família”.