Futebol

Corumbaense estreia hoje na Copa São Paulo enfrentando o Corinthians, atual campeão

3 JAN 2018 • POR Paulo Nonato de Souza/CGNews • 12h48
Atual campeão da Copa São Paulo, o Corinthians será o primeiro adversário do Corumbaense na Copinha - Divulgação

Com 128 equipes divididas em 32 grupos, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 começou na terça-feira (2) como a mais tradicional vitrine do futebol sul-americano com centenas de jovens jogadores com idade limite de 20 anos que esperam por uma chance de aparecer e subir de patamar na carreira. A Copinha é a última etapa antes de se tornarem profissionais.

Dos dois representantes de Mato Grosso do Sul, o Comercial de Campo Grande será o primeiro a estrear. Vai enfrentar o Coritiba, do Paraná, nesta quarta-feira (3), às 15 horas, no Estádio José Sidney da Cunha, em Capão Bonito. Já o Corumbaense, de Corumbá, terá como primeiro desafio o atual campeão, o Corinthians, na quinta-feira (4), às 20h30, na Arena da Fonte, em Araraquara.

Principal rival do Corumbaense pelo Grupo 17 na primeira fase, o Corinthians é simplesmente o maior ganhador de títulos da Copa São Paulo. Este ano, o time paulista irá em busca do seu 11º título da Copinha. Foi ganhador em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017.

O futebol paulista tem 29 títulos da Copinha em 63 finais. O Rio de Janeiro vem atrás, mas ainda muito distante, com nove títulos e 13 finais ao todo, seguido por Minas Gerais, que têm cinco títulos e oito finais. O Rio Grande do Sul já levou quatro taças e disputou seis finais, enquanto Santa Catarina foi campeã uma vez na única decisão de sua história. Os demais Estados nunca se sagraram campeões com seus times, no máximo chegaram a uma final, casos de Paraná, Bahia e Goiás.

Dos quatro grandes de São Paulo, dois estrearam nesta terça-feira (2). O Santos encarou o América de Natal vencendo por 3 a 0, o Palmeiras pegou o Luverdense (MT) e também venceu pelo mesmo placar. A grande final da Copinha está marcada para o dia 25 de janeiro, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, como parte jogo das festividades de aniversário da capital paulista.