Miranda

Sobe mais 6 centímetros nível do Rio Miranda e situação de emergência continua

3 JAN 2018 • POR Yarima Mecchi/CE • 14h29
Cheia no Rio Miranda preocupada desde o início de dezembro - Valdenir Rezende/Arquivo/Correio do Estado

O Rio Miranda subiu mais seis centímetros de ontem para hoje (3), conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a situação é considerada de emergência. O rio chegou a 7,10 metros e, de acordo com a Defesa Civil do Estado, ainda não há informações de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Além do Rio Miranda, os rios Taquari e Pardo também estão com níveis acima do normal e a situação é considerada de alerta. Segundo dados divulgados pelo Instituto, ontem o Taquari estava com 4,16 metros e nesta manhã já marcava 4,39 metros. O Pardo teve redução, de 5,67 metros passou a 5,46 metros.

Ainda de acordo com o Imasul, o Rio Miranda vem chamando atenção com altos índices desde dezembro de 2017. No dia 7 do mês passado, chegou a registrar 7,39 metros e a cidade foi a primeira a decretar emergência devido ao alto nível atingido durante as chuvas.

Na primeira semana de dezembro três famílias tiveram que sair de casa por conta da cheia em Miranda e produtores rurais tiveram que remanejar o rebanho.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que nesta quarta-feira (3) ainda chova em Miranda, mas na quinta-feira (4) e sexta-feira (5) deve fazer sol e os termômetros fiquem entre 22ºC e 33ºC. No sábado (6) o tempo ficará encoberto e no domingo (7) pode voltar a chover, as temperaturas ficam entre 22ºC e 26ºC.