Finanças Pessoais

IPTU 2018 começa a chegar segunda com aumento de quase 3%

6 JAN 2018 • POR • 15h05

Correção de 3% aproximados (2,77%, mais precisamente) é o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), anunciado na manhã deste sábado (6) pelo diretor de tributos da Secretaria municipal de Fazenda, Cláudio Mattos, ao confirmar que a partir de segunda-feira (8) devem começar a ser emitidos, pelos Correios, os carnês da contribuição de 2018.

Para este ano foram lançados cerca de 92 mil carnês, com previsão de arrecadação global da ordem de R$ 65 milhões, segundo o diretor.

Cláudio Mattos disse que ainda foram feitas correções em situações em que a cobrança do imposto estava defasada, citando casos de novos pedidos de ‘habite-se’ (por obras novas, por exemplo) e ampliações feitas em edificações. “Mas a população pode ficar tranquila que não vai haver muitos sustos”, comentou, em entrevista na rádio FM92 nesta manhã.

Os contribuintes em dia com as contribuições de IPTU terão 20% se decidirem pagar o imposto deste ano à vista; quem possui débitos de 2016, por exemplo, ainda poderá ser contemplado com 10% de desconto. A primeira parcela do imposto deste ano vence no dia 10 de fevereiro.