Educação

Prefeitura promete melhor estrutura de transporte escolar na volta à aulas

26 JAN 2018 • POR • 19h41
Chefe do setor acompanha secretária e prefeita na vistoria dos ônibus que vão atender Rede este ano - Assessoria

“Sem dúvida alguma, durante os cinco anos em que estou à frente deste setor é a primeira vez que vejo um sistema de transporte escolar com a estrutura que tem hoje”. A afirmação é do coordenador do Núcleo de Transporte Escolar da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Edinaldo Teixeira, ao falar sobre os investimentos determinados pela prefeita Délia Razuk e colocados em prática pela secretária Denize Portolann.

Com uma frota de 15 ônibus próprios, dos quais três adaptados para o transporte de deficientes e, mais 55 terceirizados, o município de Dourados atende hoje cerca de 4.800 alunos diariamente. São estudantes da área rural que estão no ensino básico, tanto das escolas municipais quanto estaduais; alunos dos distritos, universitários e cursos técnicos. Sobre as escolas estaduais existe um convênio com o Governo do Estado para esse atendimento.

Os ônibus, que passam por vistoria do Detran duas vezes ao ano, recebem também limpeza em lava-rápido próprio, diariamente, e são lubrificados a cada duas semanas. Eles percorrem, em média, 11 mil quilômetros por dia. “São 74 linhas distribuídas em todo o município e por conta dessa dedicação os pais podem ficar tranquilos que seus filhos são transportados em segurança, como quer a prefeita Délia”, disse Edinaldo.

A Prefeitura investiu também no cuidado com esses ônibus, garantindo que eles fiquem protegidos do sol e chuva quando não estão em uso. “Hoje essa frota fica em uma garagem coberta, o que auxilia muito na qualidade do funcionamento, já que existe todo um sistema eletrônico nestes veículos que precisa ser preservado”, explica o coordenador. Além disso, a garagem é protegida por cerca elétrica e câmeras de segurança.

Em termos de pessoal, na atual gestão todos os motoristas dos ônibus escolares são concursados e passam por capacitação específica para o trabalho com crianças. Para a volta às aulas deste ano, cada ônibus terá ainda um monitor preparado para esse tipo de trabalho e também para atuar com crianças deficientes. “Esse já é um diferencial dentro da gestão da prefeita Délia”, destacou Edinaldo.

Uma novidade, já aprovada pela prefeita e que poderá ser inédita em termos de Brasil, deverá ser implantada em breve em Dourados. “O processo está em fase final e trata-se de mais uma inovação da atual gestão no setor educacional local, especificamente para o transporte escolar, no quesito controle e segurança”, finalizou o coordenador da frota de ônibus da educação, sem detalhar a novidade.

Para a prefeita Délia Razuk, que lembra a referência positiva feita pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o transporte escolar de Dourados, “isso faz parte do compromisso que temos com as pessoas, e na nossa gestão é assim em todas as áreas”, conforme reproduz a assessoria de comunicação do Município.