Economia

Supersafra de soja é aposta do setor de transportes para voltar a crescer

30 JAN 2018 • POR Renata Prandini/CE • 11h17
Expectativa é de que supersafra de grãos majore em 20% preço do frete - Reprodução/Arquivo

A expectativa de uma nova supersafra de soja animou o setor de transportes de Mato Grosso do Sul. O segmento, um dos mais impactados pela crise econômica nacional, espera um incremento de cerca de 20% nos próximos dois meses.

De acordo com Dorival Oliveira, diretor administrativo do Sindicato das Empresas de Transportes de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), não se trata, no entanto, de um aumento, mas sim de uma readequação do setor ao mercado.

Conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso do Sul deve registrar uma safra recorde de 8,701 milhões de toneladas, 1,5% (ou 125,6 mil toneladas) a mais em comparação à safra 16/17. Esse incremento se deve ao aumento da área plantada, que passou para 2,640 milhões de hectares.

Atualmente, o frete gira em torno de R$ 140, mesmo valor praticado no ano passado. “Hoje, nós teríamos [aumento] de 20% a mais só para adequar os reajustes dos combustíveis que tivemos e também aumento de tributos. Esses 20% são apenas para deixar a atividade viável”, destacou.