Dourados

Municípios debatem parceria para preservação do Rio Dourados

6 FEV 2018 • POR • 16h36
Prefeitas de Dourados e Antonio João, e ambientalistas, debatem futuro do Rio Dourados - Divulgação/Assessoria

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou proposta de parceria entre os municípios de Dourados e Antônio João para ações de preservação, conservação e manutenção de áreas de nascentes e no curso do Rio Dourados. A reunião contou com a presença da prefeita Marcia Marques, do município vizinho, onde nasce o rio que corta outros 15 municípios.

Participaram também os secretários de Desenvolvimento e de Governo de Antônio João, Jaime Schneider e Afrânio Marques, o diretor do Imam de Dourados, Fábio Luís, os vereadores de Dourados Junior Rodrigues, Jânio Miguel e Juarez Oliveira, além do presidente do CID (Clube de Imprensa de Dourados), Hedio Fazan.

Jaime Schneider apresentou um projeto de recuperação das nascentes que Antônio João está construindo. Como é de grande repercussão e necessita de intenso envolvimento, a busca pela parceria com Dourados se fez viável e foi ao encontro de projetos que a maior cidade do interior também vislumbra. “Temos um projeto para tornar a cabeceira do Rio Dourado uma Área de Preservação Ambiental, com os devidos projetos e envolvimento da comunidade. Para tanto, estamos buscando estas parcerias”, disse Jaime, ao apresentar a proposta na reunião.

A prefeita Délia destacou que Dourados também elabora projetos para a recuperação e conservação de nascentes que estão no perímetro urbano e que desaguam no rio e determinou que o Imam de Dourados trabalhe em conjunto com o município de Antônio João para que estas ações ambientais sejam efetivadas. “Já temos buscado parcerias junto às universidades, em especial a UFGD, que detém um conhecimento científico e vamos estabelecer parcerias com entidades locais. É claro que, além das nascentes, o curso do rio precisa de atenção e esta parceria vai nos permitir este tipo de ação”, disse a prefeita.

O diretor do Imam, Fábio Luís, destacou que as universidades já estão inseridas neste contexto de preservação, e que uma ação para proteção do Rio Dourados pode englobar todos os municípios aos quais ele banha, começando com um projeto bem elaborado. “É um projeto de grande valor. Vamos fazer os levantamentos em conjunto e propor mais e mais parcerias para que esta ação ganhe corpo”, disse.

O presidente do CID, Hédio Fazan, falou das dificuldades que ações de conscientização enfrentam junto à comunidade e aos produtores rurais. Segundo ele, este trabalho deve ser um dos pilares de toda a ação de recuperação. “Todo o trabalho precisa ter o envolvimento das pessoas e empresas que usufruem do rio”, disse. O CID tem realizado periodicamente um evento denominado ‘Canoata’, que promove a limpeza das margens e o plantio de mudas nativas para evitar o assoreamento do rio.

Como resolução, ficou definido que em breve será estipulada uma data para que todos os envolvidos nas ações visitem, em Antônio João, a região de nascentes, que conta também com a carga histórica de eventos como a Retirada da Laguna.

Marcia Marques agradeceu o apoio da prefeita Délia Razuk. “Precisamos de um projeto consistente e de apoio político e estas parcerias nos garantem isso. Temos o corpo técnico e temos as pessoas que se importam com o meio ambiente. Eu agradeço a parceria”, disse a prefeita de Antônio João.

Délia finalizou a reunião destacando que os esforços serão para empregar a participação de vários segmentos da sociedade e de outras secretarias, como a Educação. “Concretizando um projeto como este, deixaremos uma marca para as futuras gerações”, disse Délia Razuk.

O Rio Dourados nasce em Antônio João e percorre outros 15 municípios até se juntar ao Rio Brilhante para formar o grande Rio Ivinhema. Este, que deságua no Rio Paraná. A região por ele abrangida soma uma população de mais de 1 milhão de pessoas, conforme destaca material distribuído pela assessoria de comunicação do Municipio.