Dourados

Moradores vão ao MP contra nome errado de rua na estrada do Potreirito

6 FEV 2018 • POR • 20h24
Batizada para homenagear família Marcondes, rua Gelcy se sobrepõe à já batizada Alcides José de Macedo - Arquivo/Douranews

Depois de protestar, pessoalmente e no local, diante da inauguração da avenida ‘Gelcy Maria Teixeira Marcondes’, no final da gestão do ex-prefeito Murilo Zauith, contra o nome dado em duplicidade ao trecho da avenida ‘Alcides José de Macedo’, conforme a lei 2539, de dezembro de 2002, de autoria do então vereador Ari Artuzi, e sancionada pelo então prefeito Laerte Tetila, os moradores da região decidiram recorrer ao MP (Ministério Público) estadual para ver os direitos assegurados.

De acordo com o documento protocolado junto à 11ª. Promotoria de Justiça, a ser apreciado pelo promotor Amilcar Araújo, os familiares do morador do local, Benjamin Macedo, relatam que o pai dele, Alcides José de Macedo, chegou na cidade no ano de 1969, vindo a estabelecer comércio na Linha do Potreirito, onde também residiu como um dos primeiros moradores do Parque das Nações II até novembro de 2002, quando faleceu. Foi o então vereador Ari Artuzi quem procurou a família para homenagear, com o nome da rua do bairro no qual habitou por muitos anos, o pioneiro do local.

De acordo com a lei, ficou denominada “Alcides José de Macedo a estrada vicinal à partir da Av. Marcelino Pires, em frente à “Baggio Madeira”, até a Rua Tubarão no Jóquei Clube, nesta cidade”. A estrada vicinal compreende o trecho da Linha do Potreirito localizada dentro do perímetro urbano daquela época, continuando a estrada com sua antiga denominação, Linha do Potreirito, mas apenas no trecho após a rua Tubarão, no Jóquei Clube, passando pela zona rural da cidade seguindo para Fátima do Sul. Ou seja, a Linha do Potreirito continuou existindo no trecho fora do perímetro urbano e subsequente à rua Alcides José de Macedo, dentro do perímetro urbano.

Relembre o caso

Em novembro de 2016, em um dos últimos atos da administração, o então prefeito Murilo inaugurou a rua Alcides José de Macedo, depois de pavimentada, com a denominação de ‘Gelci Maria Teixeira Marcondes’, em alusão à família do médico Eduardo Marcondes, um dos filhos da nova homenageada. O fato desagradou a família Macedo que esteve no local e reivindicou a correta denominação da rua, mas, à exceção do vereador Sérgio Nogueira, que encaminhou pedido de informações à Prefeitura sobre essa confusão, ninguém mais se prontificou em resolver o problema. O ex-secretário de Planejamento do Município, José Elias Moreira, chegou a receber comissão de moradores ligados à família de Alcides Macedo, prometeu solução, mas deixou a pasta também sem nenhum encaminhamento prático.

Agora, a Prefeitura está anunciando a reposição da sinalização das ruas e uma equipe esteve no bairro para substituir as placas, e, novamente, cometem o mesmo erro, dando à rua Alcides José de Macedo, a famosa estrada do Potreirito, o nome da representante dos Marcondes. Por isso, “não nos restou outra saída senão pedir a ajuda do MP e confiamos que o promotor Amilcar vai olhar esse caso com a atenção devida”, disse ao Douranews a neta do pioneiro, advogada Jussara Macedo, na esperança de que a confusão de nomes trocados em correspondências, por exemplo, tenha um ponto final, entre outros transtornos para moradores e familiares.

Enquanto Suely recebe correspondência na rua Alcides Macedo, a vizinha...   ... Marta Macedo recebe a correspondência com a rua Gelcy Marcondes