Porto Murtinho

Com os primeiros centímetros de asfalto em Alto Paraguay, Bioceânica sai do papel

15 MAR 2018 • POR Toninho Ruiz, de Porto Murtinho • 13h34
Horácio Cartes, com o ministro Ramon Gimenez, durante lançamento da obra - Divulgação/ToninhoRuiz

Parece que desta vez o projeto de pavimentação asfáltica no Departamento do Alto Paraguai (Estado) se tornará realidade. Os primeiros centímetros de pavimentação foram anunciados na manhã de sexta-feira (9) passada pelo presidente da República do Paraguay, Horácio Cartes e pelo ministro de Obras Públicas e Comunicação Social, o MOPC, Ramon Jimenez Gaona.

Na capital do Estado, Forte Olimpo, na ocasião de inauguração do aeroporto pavimentado e iluminado, o presidente anunciou a obra de asfaltar a linha bioceânica que unirá as cidades de Carmelo Peralta-Alto Paraguay com a cidade de Loma Plata-Boqueron, num total de 277 km de distância, essa via é umas das artérias para encurtar a distância de produtos brasileiros aos portos chilenos.

O presidente Horácio Cartes participou da solenidade de inauguração do único aeroporto pavimentado do departamento chaqueño e aproveitou a oportunidade para homologar junto com o ministro de Obras Públicas e Comunicação Social a licitação do primeiro trecho da obra da estrada bioceânica.

A parceria Queiróz Galvão, empreiteiro brasileiro, aliado com a Ocho A, empreiteira paraguaia, terá a responsabilidade da construção deste importante trabalho, obra orçada em 443 milhões de dólares. A execução fará com que os primeiros centímetros de asfalto se tornem realidade e a obra com certeza será a redenção econômica da região tão esquecida pelos governos passados do país vizinho.

O sistema de custo da obra será em APP (Aliança Pública Privada), com a responsabilidade dos consórcios de entregar a obra no prazo de 36 meses. Segundo informações da engenheira do MOPC, Cláudia Centurion, o trecho terá três frentes que tem por objetivo acelerar a obra e cumprir o prazo estabelecido no contrato.

Por outro lado, o Brasil também aprovou, na Câmara Federal, a construção da ponte sobre o rio Paraguay e agora o projeto segue para o Senado que também deve aprovar e em seguida o governo brasileiro licitará a obra que terá um custo aproximado de 240 milhões de reais e será custeado com o governo do Paraguay.

Para o presidente do SETLOG-MS, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS, Cláudio Cavol, a semana foi de grande conquistas par concretizar o tão sonhado corredor bioceânico. Para a entidade, o anúncio das obras e a aprovação pelo Congresso brasileiro da construção da ponte sobre o rio Paraguay em Porto Murtinho com Carmelo Peralta começou em 2013 quando se realizou a primeira Expedição da Rota de Integração Latino Americana – a RILA. O Setlog realizou em agosto do ano passado a segunda expedição que contou com empresários do setor e percorreu in loco desde Campo Grande até as cidades portuárias chilenas de Antofagasta, Mejillones e Iquique; a conclusão dessa expedição se comprovou que por Murtinho é muito mais viável e econômico para chegar a essas localidades e posteriormente aos países asiáticos.

Cavol se diz bastante satisfeito com mais esta conquista para o tão sonhado corredor, além de frisar que a concretização desse trabalho beneficiará diretamente o Estado do Mato Grosso do Sul e também o nosso país, podendo haver incremento de cargas no trecho em torno de 10% ao ano.