Finanças Pessoais

Prefeita lança programas de formação social e aperfeiçoamento de mão-de-obra

26 MAR 2018 • POR • 18h07
Prefeita Délia, com membros do Cras do Jardim Canaã 1: programas resgatam compromisso de campanha - Arquivo/Assessoria

As Secretarias de Assistência Social e de Cultura do Município vão lançar, nesta terça-feira (27), às 9 horas, no auditório da Prefeitura, os programas Arte + Social, Tecnologia + Social e o Palco para Todos, edição 2018, iniciativas que vão mobilizar, ao longo do ano, todos os usuários dos programas de políticas públicas sociais de Dourados.

A proposta, da prefeita Délia Razuk, visa à capacitação profissional e o incentivo à formação social. “É um compromisso que assumimos com as mães que participam das atividades nos Cras, com os idosos que frequentam os Centros de Convivência, com as pessoas atendidas no ‘Dorcelina Folador’, nas aldeias indígenas e nos distritos, visando fortalecer esses vínculos sociais”, destaca a prefeita.

De acordo com a programação, que está sendo elaborada em conjunto pelos secretários Landmark Ferreira Rios, da Assistência Social e Jorge Augusto ‘Peu’ Lopes, da Cultura, já foram definidas atividades culturais na área circense, canto, fotografia, dança livre, artesanato de cordas e material orgânico, entre outras práticas, além de cursos tecnológicos, mobilizando, inicialmente, os usuários dos Cras dos bairros Cachoeirinha, Jóquei Clube, Canaã I, Guaicurus, Parque do Lago e Central, na área urbana, o Cras da Reserva Indígena e do distrito de Vila Vargas, além dos CCIs (Centros de Convivência dos Idosos) ‘Andrés Chamorro’ e ‘Maria Martiniano’.

O secretário Landmark Rios justifica a iniciativa como parte do cumprimento do programa de governo assinado e publicado pela prefeita Délia Razuk ainda durante a campanha eleitoral, em 2016. “As pessoas podem até ter se esquecido do que os candidatos prometeram, mas a prefeita não esquece, ela nos cobra essas ações e, mesmo diante das dificuldades em áreas distintas, esse programa atende uma das 22 metas firmadas, de capacitação e formação”, afirma. O secretário Peu acrescenta que os programas culturais, paralelamente, se propõem a oferecer o complemento e auxílio na formação do conhecimento às comunidades atendidas.

“Esses três programas mostram o alinhamento da Assistência Social com a Cultura e, além de oferecer a formação, cria uma expectativa futura de geração de renda, ao capacitar pessoas para criar o seu próprio negócio. Essas atividades, envolvendo os 11 territórios onde funcionam os nossos Cras, vão credenciar famílias a adquirirem, pelo próprio esforço, uma melhor condição de vida”, observa Landmark Rios.