Concursos

Governo lança editais dos concursos para a PM e Bombeiros no Estado

9 ABR 2018 • POR • 18h31
Governador Reinaldo Azambuja confirma realização de concursos públicos anunciados em MS - Assessoria

O Governo do Estado publicou nesta segunda-feira (9), por meio das Secretarias de Administração e Desburocratização e da de Justiça e Segurança Pública, o edital de concurso público para provimento de vagas na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares. No total, quatro editais disponibilizam 614 vagas. Direcionadas a oficiais e especialistas em saúde, 36 vagas sendo 24 para Bombeiros e 12 para PM, ainda serão publicadas em novo edital.

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Alberto de Assis, para o Corpo de Bombeiros estão sendo destinadas 23 vagas do Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Combatentes; 153 vagas do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças; 12 vagas do Quadro de Oficiais de Saúde e 12 vagas do Quadro de Oficiais Especialistas, cujo edital será publicado posteriormente, por conta de ajustes específico. Para a Polícia Militar são 50 vagas do Curso de Formação de Oficiais; 388 vagas do Curso de Formação de Soldados e 12 vagas do Quadro de Oficiais de Saúde.

Para se inscrever nos concursos tanto da PM como do Corpo de Bombeiros os candidatos civis deverão possuir até a data de encerramento das inscrições a idade mínima de 18 anos completos e, no máximo, de 30 anos completos para ingresso aos cursos de Formação de Soldados e de Oficiais Combatentes. Por seu turno, para ingresso nos quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais especialistas de ambas as corporações, os candidatos deverão possuir a idade máxima de 34 anos.

As inscrições podem ser feitas a partir das 8 horas de sexta-feira (13) até às 16 horas do dia 25 de junho. Para os candidatos militares que já pertençam à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar, não será exigida idade mínima ou máxima, no entanto, os candidatos deverão possuir na data de encerramento das inscrições, no máximo, 20 anos de efetivo serviço na respectiva corporação.

A escolaridade exigida, em todos os períodos, é a seguinte:
• Soldados: Ensino Médio Completo;
• Oficiais Combatentes: Curso de Graduação de Nível Superior em Direito;
• Oficiais Médicos: Curso de Graduação de Nível Superior, com especialização na área exigida pela Corporação, com registro no Conselho de Fiscalização Profissional;
• Oficiais Especialistas: Curso de Graduação de Nível Superior na área exigida pela Corporação.

Para ambas instituições os concursos terão as seguintes fases:
• Fase 1 – Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter classificatório e eliminatório;
• Fase 2 – Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório;
• Fase 3 – Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
• Fase 4 – Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
• Fase 5 – Investigação Social, que abrangerá, também, a investigação da vida pregressa social, civil e criminal, de caráter eliminatório;
• Fase 6 – Prova de Títulos, exclusivamente nos concursos para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais Especialistas.