Política

Partido Colorado mantém o poder no Paraguai com Mário Abdo

23 ABR 2018 • POR • 12h05
Mario Abdo Benitez, o Marito, mantém hegemonia colorada no comando do Paraguai - Reuters/Mario Valdez

A eleição presidencial do Paraguai não trouxe grandes surpresas: como indicaram resultados preliminares, o tradicional e conservador Partido Colorado se mantém no poder. Com os votos de 97% das mesas apurados, o candidato conservador Mario Abdo Benítez, mais conhecido como Marito, alcançou 46,5% contra 42,71% do principal adversário, Efraín Alegre, do Partido Liberal, ficando com uma vantagem mais estreita da que anteciparam pesquisas recentes e de boca de urna. O resultado foi confirmado no final deste domingo (22) pelo TSJE (o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral) do País.

“Estou feliz. Vamos entregar um país bem diferente do que recebemos, mas ainda falta muito para ser feito”, declarou o presidente Horacio Cartes após votar no correligionário para sucessor.

Com a vitória de Marito, o Paraguai terá um novo chefe de Estado do Partido Colorado — força política que, salvo durante o governo de Fernando Lugo (2008-2012), está à frente do Executivo desde redemocratização do país, em 1989.

A hegemonia colorada vem de antes, já que o ex-ditador Alfredo Stroessner (1954-1989), amigo pessoal da família Abdo (o pai de Marito foi secretário privado do ex-presidente militar), também pertencia ao partido, conforme publica reportagem do jornal OGlobo.