Polícia

Bombeiros alertam para riscos de afogamento

7 OUT 2010 • POR Redação Douranews • 20h33
Lagos podem se tornar locais muito perigosos para crianças - Foto: Edemir Rodrigues - Segov
Em feriados prolongados aumenta a procura por locais de lazer onde há mais possibilidade de banhos em rios, lagos e piscinas, aumentando assim os riscos de afogamento. Somente este ano já foram registrados 39 casos fatais em todo o Estado. No ano passado aconteceram 53 mortes, sendo 43 em cidades do interior.

De acordo com os Bombeiros entre os lugares considerados perigosos estão os rios Taquari, Aquidauana e Paraguai. Na região de Dourados, o rio que leva o mesmo nome da cidade é um dos que apresenta maior risco aos banhistas.

Eles alertam que em rios o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade. A dica é que crianças entrem só em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar, além de estarem utilizando bóias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Também é importante não sair das margens do rio, onde é mais seguro.

Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.