Cultura

Academia Cidadã promove debate e filme baseado em obra de filósofo internacional

9 MAI 2018 • POR • 22h02
Wilson, da UEMS e André, da UFGD, com o professor Rubens Sousa, no Douranews - Douranews

A Academia Cidadã, iniciativa de um grupo de acadêmicos da UFGD, UEMS e da Unigran, estimulada por professores dessas instituições, com o objetivo de contribuir com a democratização do debate de ideias e do saber na sociedade, realiza, neste sábado (12), o Seminário ‘Universidade & Liberdade de Pensamento’, com a exibição e debate em torno do filme “O Jardim das Aflições”, com a presença, inclusive, do diretor e produtor do filme, Josias Teófilo, autor também do livro recém-publicado “O Cinema Sonhado”.

Após a exibição do filme, a partir das 13h30, no Cineauditório da Universidade Federal da Grande Dourados, haverá uma mesa debates sobre a falta de liberdade de pensamento nas universidades públicas, com a participação de professores da UFGD, UEMS e da Unigran, bem como acadêmicos ligados aos diretórios das instituições e o público em geral, convidado para esse evento que é gratuito à população.

De acordo com o professor Rubens Sousa, do curso de Direito da UFGD, um dos aspectos em questão é a necessidade de se propor o rompimento do estigma direita/esquerda utilizado para caracterizar e identificar segmentos de vanguarda no meio acadêmico. Nessa linha, ocorrem os eixos temáticos do documentário de longa-metragem “O Jardim das Aflições” retratando o percurso biográfico, a rotina e pensamento do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho.

O filme retrata o cotidiano do filósofo na sua casa em Colonial Heights, estado da Virgínia (EUA), onde reside atualmente, captando a atmosfera de trabalho intelectual, convívio familiar e, principalmente, o pensamento filosófico no que concerne à autonomia da consciência individual em oposição à tirania da coletividade. O documentário se destaca também por ter sido financiado através de uma rede de colaboradores independentes, se tornando o maior crowdfunding (a conhecida ‘vaquinha’, ou financiamento coletivo) já feito no país. O filme captou cerca de 315 mil reais em três fases de arrecadação, por meio de 2.800 investidores.

Belmi, Wilson e André defendem 'olhar mais realista' em torno de assuntos globais

No Douranews, Sousa e os acadêmicos Belmi Oliveira Junior e André Fernandes, dos cursos de História e Ciências Sociais da UFGD, respectivamente e Wilson Junior, de Biologia da UEMS, expressaram esse novo momento que se pretende para o debate acadêmico. “É possível promover um olhar individual, mesmo no confronto de ideias, sem essa de direita/esquerda, tratando das coisas do nosso cotidiano”, raciocina Belmi, sentimento compartilhado por Wilson dentro da visão de “melhorar as coisas no nosso próprio meio”.

A participação do filme de Teófilo no Festival Cine PE, em Pernambuco, ensejou a revolta de diversos cineastas que não toleravam que o evento permitisse a exibição de obras, segundo eles, alinhadas ao "golpe de estado" e "à direita conservadora", reflexos do lamentável quadro de sectarismo político, arraigado em diversos setores institucionais da vida brasileira.

Reconhecimento

Apesar dos boicotes e da censura ostensiva, o festival foi adiado e reprogramado, sendo que “O Jardim das Aflições” foi sucesso de público em todo o Brasil, tendo sido triplamente premiado no Cine PE 2017 nas categorias de Melhor Filme (Júri Oficial), Melhor Filme (Júri Popular) e Melhor Montagem. Olavo de Carvalho possui mais de vinte livros publicados e milhares de horas-aula lecionadas em seus mais de 50 anos de trajetória de estudos e atuação pública, sendo reconhecido internacionalmente como um dos maiores filósofos em atividade no Brasil.

Atualmente, Olavo de Carvalho ministra aulas de filosofia no Seminário de Filosofia, com o objetivo, segundo define, de ajudar os alunos a praticar filosofia em vez de apenas repetir o que outras pessoas disseram a respeito, sendo o Seminário também um sistema de educação integral, aberto a variadas áreas de conhecimento, como Letras e Artes, Comunicação e Expressão e Ciências da natureza. Um dos traços marcantes da obra dele é a defesa da consciência individual contra a tirania da coletividade, e a absorção da alta cultura como condição fundamental ao pleno exercício da liberdade humana. O seminário vai dispor, ainda, de DVDs do filme e o livro “O Cinema Sonhado”, com sessão de autógrafos.