Dourados

Daniela intervém e ‘resolve’ confusão em nome de rua na Linha do Potreirito

19 JUN 2018 • POR • 20h16
Rua Alcides José de Macedo agora vai ganhar delimitação permanente, com projeto de Daniela - Douranews

A Câmara de Dourados aprovou, em primeira discussão e votação, durante a sessão desta segunda-feira (18), o Projeto de Lei 037/2018, de autoria da vereadora Daniela Hall (PSD), que corrige distorção criada com a nomeação dupla dada ao mesmo trecho da avenida localizada na Linha do Potreirito e já historicamente denominada “Alcides José de Macedo”. A matéria vai a votação, em segunda discussão, na sessão de segunda-feira (25) que vem da Câmara.

Desde novembro de 2016 que a família de Alcides Macedo vem se mobilizando, depois que o prefeito da época, Murilo Zauith, inaugurou os serviços de urbanização e alargamento da pista, e resolveu dar o nome de “Gelcy Maria Teixeira” à rua que já havia sido denominada com o nome do pioneiro que foi um dos primeiros moradores daquela região, entre o Parque das Nações e o Jóquei Clube, para atender solicitação de familiares do ex-vereador Eduardo Marcondes, um dos filhos da homenageada.

No mesmo dia da inauguração da ‘nova’ rua, os irmãos Benjamin e José de Souza Macedo, filhos dos baiano radicado na região do Jockey Clube no final dos anos 60, Alcides José de Macedo, falecido em 2002 depois de implantar vários empreendimentos na área, procuraram, ainda no ato de entrega dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização viária da famosa Avenida Potreirito, então ‘batizada’ Gelcy Marcondes, às autoridades presentes no evento, para lembrar que a homenagem à mãe do médico e ex-vereador Eduardo Marcondes, era descabida.

José e Banjamin Macedo mostram documentação que comprova originalidade da rua

De acordo com os irmãos, a avenida já havia sido renomeada com o nome de Alcides Macedo em dezembro de 2002, a partir de proposição do então vereador Ari Artuzi encaminhada ao prefeito da época, José Laerte Tetila. Eles provocaram vários debates sobre o assunto e chegaram a se socorrer do MP (Ministério Público) estadual, que recomendou a correção da irregularidade. Com o novo projeto aprovado, foram revogadas as leis anteriores de denominação de ruas.

Norte-Sul

O Douranews acompanha a luta dos familiares do pioneiro Macedo para garantir o nome da rua.“Meu pai chegou aqui, vindo de Ivinhema, mas nossa família é da Bahia, ele montou a panificadora LevePão, um dos pontos tradicionais do começo da avenida, perto da torre, e achamos estranho quando ficamos sabendo que essa obra estava sendo inaugurada com o nome de outra pessoa”, disse Benjamin José Macedo. O irmão dele, José, inclusive, levou na época uma fatura da conta de água, emitida pela Sanesul, indicando a rua Alcides José de Macedo como sendo a do endereço dele.

Agora, de acordo com o decreto proposto pela vereadora Daniela, o trecho norte da BR 163, no sentido sul-norte, passa a se chamar Gelcy Marcondes e o trecho sul da rodovia, partindo do trevo da BR para o lado sul, consagra o nome de Alcides Macedo, e eterniza a Linha do Potreirito. Durante a sessão, os vereadores Sergio Nogueira e Idenor Machado, do PSDB, Braz Melo, do PSC e a presidente da Câmara, autora do projeto, se manifestaram sobre o assunto. “Ficamos satisfeitos porque conseguimos resgatar a presença e a contribuição de nosso pai para essa região”, agradeceu Benjamin Macedo.