Cidades

Governo decreta emergência em áreas de MS por 90 dias

11 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Tv Morena • 14h03

O governo do Estado decretou situação de emergência em áreas de Mato Grosso do Sul afetadas pelas chuvas durante o mês de fevereiro até 9 de março. Esta situação de anormalidade, conforme decreto publicado hoje no Diário Oficial do Estado, é válida para regiões comprovadamente afetadas por enchentes e inundações graduais.

O decreto é válido por 90 dias, podendo ser prorrogável caso seja necessário. Conforme publicação hoje no Diário Oficial, o decreto provocou danos e destruição de diversas pontes e rodovias estaduais, cuja manutenção é de responsabilidade do Poder Executivo Estadual.

Segundo decreto, as pontes e rodovias são vitais ao trânsito de pessoas, de veículos automotores e de tração animal, bem como são essenciais ao escoamento da produção agropecuária. Os danos ocasionaram isolamento de áreas determinando a suspensão de aulas, principalmente na zona rural.

“As chuvas provocaram perdas significativas nas lavouras, implicando seriamente a redução da receita estadual futura”. As perdas nas lavouras de soja podem chegar a R$ 1 bilhão.

No levantamento feito pela Defesa Civil do Estado, 66,4 mil pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas. Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Coxim, Paranaíba já decretaram situação de emergência e Ribas do Rio Pardo está preparando documentação. Em todo o Estado, são 497 pessoas desabrigadas e 2,4 mil pessoas desalojadas.