Eleições

Convenções fecham o quadro de candidatos às eleições de outubro em MS

3 AGO 2018 • POR • 20h25
Saída de André do páreo deve polarizar a disputa e definir eleições no primeiro turno no Estado - Reprodução

Na reta final do prazo definido pela Justiça Eleitoral para a definição de lançamento de candidaturas às eleições do dia 7 de outubro, os dois maiores partidos do Estado, PSDB e MDB, escolhem, neste final de semana, a contar dos últimos entendimentos na semana, o atual governador tucano à reeleição Reinaldo Azambuja e indica a senadora Simone Tebet para encabeçar a chapa do MDB. Os dois partidos realizam convenções neste sábado (4) na capital do Estado.

Eleito para governar o Estado pela primeira vez em 2014, Reinaldo sempre se disse contrário à reeleição, mas, agora, diante do quadro político de incertezas nacional, é apontado como um nome capaz de manter o equilíbrio financeiro que obteve no comando do Estado, aglutinando os principais partidos em torno desse projeto. Deve confirmar como candidato a vice o ex-prefeito de Dourados e ex-vice-governador Murilo Zauith (DEM).

A senadora Simone Tebet está sendo a alternativa do MDB depois que o principal nome e presidente estadual da legenda, o ex-governador André Puccinelli, foi preso como desdobramento da operação Lama Asfáltica que investiga desvio de recursos em obras públicas na gestão dele à frente do Estado. Até o final da tarde desta sexta-feira (3) ainda não era conhecido o nome do candidato a vice. O suplente de Simone no Senado é o empresário douradense Celso Dal Lago.

Definidos

O PT já anunciou, na convenção realizada dia 28 de julho em Campo Grande, a candidatura de Humberto Amaducci ao governo de Mato Grosso do Sul. A candidata a vice-governadora é Luciene Maria da Silva. Humberto tem 50 anos e foi prefeito de Mundo Novo, município da região no sul do Estado, por três mandatos: em 2000, 2004 e 2012, sendo um dos destaques de sua gestão o trabalho com o orçamento participativo.

O PDT confirmou em convenção no dia 21 de julho o nome de Odilon de Oliveira como candidato do partido ao governo de Mato Grosso do Sul. O candidato a vice-governador escolhido na chapa foi o ex-presidente da Fapec, Herbert Assumpção, mas o nome ainda está sob análise dos partidos que compõem a aliança. A ex-reitora das Universidade Estadual de MS, Leocádia Aglaé Petry Leme, foi indicada candidata ao Senado.

Odilon Oliveira, tem 68 anos, é juiz federal aposentado, cargo que ocupou por mais de 30 anos. Ficou conhecido nacionalmente por combater o tráfico de drogas na região de fronteira do estado com o Paraguai. Em outubro do ano passado se aposentou, para disputar as eleições deste ano e chegou a inspirar um filme, ‘Em nome da lei’, com o personagem alusivo representado pelo ator global Mateus Solano.

Outros

Em convenções também previstas para este sábado, o PV deve confirmar a candidatura a governador do vereador Marcelo Bluma, de Campo Grande e o PSC indica o promotor de Justiça Sérgio Harfouche. No domingo (5), último prazo para as escolhas, o PSOL vai homologar a candidatura de João Alfredo ao Governo do Estado. O prazo para registro das candidaturas vence no dia 15.