Economia

Governo estuda vetar ampliação de descontos a dívida rurais

18 AGO 2018 • POR • 13h59

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta sexta-feira (17) que o Governo estuda vetar a ampliação de benefícios a produtores rurais incluídos na MP (Medida Provisória) 842, que trata do refinanciamento da dívida do setor.

O texto, aprovado nesta semana pela comissão especial que analisa a MP no Congresso Nacional, previa descontos entre 40% e 80% apenas para produtores das regiões Norte e Nordeste, mas os parlamentares estenderam os benefícios a produtores de outras regiões.

Com isso, o impacto orçamentário da medida será R$ 900 milhões superior ao projetado pelo governo, conforme repercute a Agência Brasil de notícias.

Apesar de estender os benefícios aos produtores rurais de todo o país, os descontos para a liquidação das dívidas as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste serão menores, variando de 60% nas operações até 2006 e de 30% nas operações até 2011. A MP 842 segue agora para votação dos plenários da Câmara e do Senado, para seguir depois à sanção presidencial, segundo a publicação.