Saúde

Chá de maçã e gengibre alivia retenção de líquidos

11 MAR 2011 • POR Redação Douranews, com Band • 18h39
Chá de maçã com gengibre ajuda a melhorar a retenção de líquidos - Foto: Getty Images
A retenção de líquidos, principalmente no verão, é algo que incomoda muito as mulheres. Se somado a outros fatores, como o período pré-menstrual, a má alimentação, o sedentarismo e a má circulação, o problema pode gerar uma sensação de mal-estar por longos períodos.

Uma opção para aliviar este incômodo é a ingestão de 1 litro de chá fresco diariamente. Aline Pastori, consultora do Samadhi Spa Holístico Mirante da Colyna, em Monte Verde, é quem dá a dica e a receita, que tem maçã desidratada e gengibre na composição, para reduzir esse excesso.

“Para conseguir resultados positivos, é preciso beber 4 xícaras de chá em temperatura ambiente, todos os dias, nos intervalos das refeições. Além de ser uma mistura saborosa, ajuda a melhorar a retenção de líquido e dá disposição a qualquer um, mesmo em dias quentes”, diz.


Chá de maçã desidratada com gengibre

Ingredientes:

- 2 colheres (sopa) de maçã desidratada

- 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

- 1 colher (sopa) de cabelo de milho

Modo de preparo:

Disponha o gengibre em 1 litro de água fervente e deixe ao fogo por 10 minutos; depois, acrescente a maçã desidratada e deixe ferver por mais 5 minutos; desligue o fogo e inclua o cabelo de milho. O tempo indicado para descanso é de 20 minutos e, depois, é preciso coar e reservar em um vidro. Assim que a temperatura diminuir, a bebida pode ir à geladeira apenas para refrescar um pouco. Em jejum, o ideal é tomar o chá em temperatura morna.


Vale lembrar que, em casos de gravidez ou problemas de saúde, a consulta ao médico é indispensável.