Esportes

Alunos da Reserva participam da quinta edição dos Jogos Indígenas

3 OUT 2018 • POR • 17h53
Aluno indígena conduz a tocha olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos na Vila Olímpica - Assessoria/A.Frota

A prefeita Délia Razuk participou, na manhã desta quarta-feira (3), da abertura dos V Jogos Escolares Indígenas e II Jogos Escolares Indígenas dos Alunos Especiais, na Vila Olímpica, da Reserva Indígena de Dourados. As atividades são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Educação Escolar Indígena, Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e a Ceaid (Coordenadoria Especial dos Assuntos Indígenas de Dourados), até sexta-feira (5).

Entre as modalidades em disputa estão atletismo, futebol de salão, futebol de campo e arco e flecha. Cerca de 1000 alunos participam dos jogos. A coordenadora do Núcleo de Educação Indígena, Teodora de Souza, destacou a importância de atividades que incentivam o esporte e apontou sobre a grande expectativa dos alunos e da comunidade.

“Incentiva a prática esportiva no cotidiano desses jovens e, assim, garante mais qualidade de vida, lazer e integração. Os alunos de 4° a 9°ano, os educadores e a comunidade, enfim, todos se envolvem e esperam por esses Jogos”, disse, ressaltando que ação é parte do calendário municipal de eventos.

Participam as escolas municipais indígenas Agustinho, Araporã, Lacu’i Roque Isnard, Pai Chiquito, Ramão Martins, Tengatuí Marangatu, Francisco Meireles e alunos da escola estadual Guateka.

Wilson de Matos, do Ceaid, enfatizou sobre o momento de interação e destacou o empenho dos envolvidos nos jogos com ênfase também ao reforço cultural. “A descontração com a ação que integra essas escolas é algo positivo. O desdobramento dos educadores, da prefeitura para o evento é o que mantém essa ação que sempre temos buscado aprimorar em beneficio da nossa comunidade”, falou o indígena.