Saúde

Acadêmicos da UCP realizam ações do Outubro Rosa em Capitan Bado

18 OUT 2018 • POR • 13h24
Centenas de pessoas foram atendidas durante ação do Outubro Rosa pelos acadêmicos da UCP - Assessoria

Profissionais e acadêmicos da UCP (Universidad Central Del Paraguay) realizaram esta semana uma ação social em Capitan Bado, cidade do interior do Paraguai, que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul. Cerca de 50 pessoas foram atendidas no Hospital Distrital local com acompanhamento de nutricionistas, ginecologista e mastologista e com palestras e atendimentos ambulatoriais e encaminhamento para exames, de acordo com o diagnóstico oferecido.

Todo o trabalho aconteceu em parceria com a Prefeitura local e com a Secretaria de Saúde do Departamento de Amambay e faz parte da campanha Outubro Rosa, realizada ao longo deste mês com o objetivo de combater o câncer de mama e de colo de útero.

Segundo o prefeito de Capitan Bado, Denilso Sanches, a presença dos profissionais e acadêmicos da UCP ajudou a desafogar a demanda que é muito grande na região e essa parceria vai permitir que mais mulheres sejam atendidas pela rede pública local. “Como qualquer cidade do mundo temos as nossas carências e deficiências no setor de saúde e esta parceria com a Secretaria de Saúde e com a universidade ajuda a desafogar a demanda por exames e consultas”, disse o prefeito.

Além dos atendimentos ambulatoriais, foram feitas palestras e orientação de autoexames de mama e no centro da cidade foram plantadas dezenas de mudas de ipês roxo e amarelo simbolizando a esperança na luta contra o câncer. “A presença da nossa universidade nessa agenda social reforça o compromisso humanitário da UCP”, destacou o diretor Karlos Bernardo.

Toda a ação foi desenvolvida como projeto de extensão universitária e faz parte da carga curricular da Universidad Central Del Paraguay e visa, além do desenvolvimento acadêmico, inserir os estudantes de medicina no dia-a-dia da sociedade e dar a eles a oportunidade do contato com os futuros pacientes. Até o final deste mês os atendimentos estão acontecendo em Pedro Juan Caballero na Clínica Juan Pablo II no bairro Obrero e a ação será levada para outras cidades do interior do país.