Cultura

Délia reativa o Conselho de Afro-descendentes de Dourados

14 NOV 2018 • POR • 10h51
Representantes dos diferentes segmentos participaram da posse no gabinete da prefeita - Assessoria/A.Frota

“Há treze anos esse Conselho estava desativado e agora será um novo tempo. Só temos a agradecer a prefeita Délia Razuk que nos deu essa abertura”. Assim, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Nádia Etiene Domingos, agradeceu, durante ato de posse do Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento de Direitos dos Afro-brasileiros), a reativação do movimento em solenidade que ocorreu na manhã desta terça-feira (13), na Prefeitura de Dourados.

O Comafro é uma representação paritária e conta com envolvidos de várias entidades. Luhara de Souza Arguelho, presidente do Conselho, destacou o objetivo dos membros de construir ações “práticas, dinâmicas e reflexivas”. Ela ressaltou ainda que os representantes estavam em tratativas para a retomada do Conselho “há anos”, e agora foi possível.

A prefeita Délia Razuk parabenizou a luta das comunidades para retomar o Conselho e destacou que agora os membros farão “linha de frente” quanto às demandas dos afros-descendentes em Dourados. A “voz da comunidade” diante da estruturação do grupo foi destacada pelo secretário de Assistência Social Landmark Rios. Ele enfatizou a atuação do Conselho como fundamental junto à gestão municipal.

Conselheiros destacaram que várias ações já vêm sendo articuladas nas escolas, junto à comunidade. Uma delas é o Festival da Cultura Afro, que acontecerá em breve na Praça Antônio João, e também uma audiência pública sobre o movimento negro. Uma apresentação cultural no pátio da Prefeitura de Dourados encerrou a solenidade.