Cultura

Chá Acadêmico da ASL reverencia vida e obra de Hélio Serejo

26 NOV 2018 • POR • 16h42
Membros da ASL, Rubenio Marcelo e Helita, a filha do imortal Hélio Serejo, vão homenagear escritor - Divulgação

O evento mensal Chá Acadêmico da ASL, que acontece quinta-feira (29), a partir das 19 horas, na sede da Academia Sul-mato-grossense de Letras, vai apresentar em palestra de Rubenio Marcelo e Helita Serejo a Vida e a Obra do saudoso escritor e folclorista Hélio Serejo, que também pertenceu à ASL.

Rubenio Marcelo (que foi amigo de Serejo) é o atual secretário-geral da ASL, poeta escritor e palestrante, e divulgador da obra do homenageado neste evento. Helita Barbosa Serejo, filha de Hélio, é escritora e palestrante, e lançou recentemente os livros "Pedaços da minha vida" e "A escravidão no Direito Penal Brasileiro".

Durante o evento na Academia, ambos vão contar também fatos e aspectos gerais que marcaram a carreira fecunda de Hélio Serejo, o mais expressivo autor regional do Estado, que deixou cerca de 60 obras publicadas, em verso e prosa, com destaque para a cultura dos ervais. Natural de Nioaqu, Serejo morou em Ponta Porã, e depois residiu por muitos anos na cidade paulista de Presidente Venceslau. Faleceu em Campo Grande, aos 95 anos de idade, em 8 de outubro de 2007.

Na abertura do evento, que terá entrada franca, haverá a participação especial do cantor Castelo, ícone da música-raiz regional, que estará também homenageando Serejo: apresentando três composições temáticas ao vivo. O declamador Evandro Walker também celebrará Serejo com uma poesia especial.

Sediada na Rua 14 de Julho, no Altos do São Francisco, a Academia Sul-mato-grossense de Letras, tida como a mais alta e representativa entidade literária estadual, que comemorou recentemente 47 anos de fundação, é presidida pelo escritor Henrique de Medeiros. O evento Chá Acadêmico da ASL acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.