Dourados

Projeto Bombeiro Esperança em Dourados inicia hoje

14 MAR 2011 • POR Redação Douranews • 14h33
Inicia-se hoje (14) mais uma turma do Projeto Bombeiro Esperança, no município de Dourados. O projeto teve inicio em 2009, sendo esta a terceira turma. Ao todo serão incluídos 30 jovens com idade entre 16 e 18 anos de ambos os sexos.

O projeto tem o objetivo de conscientizar o aluno dos seus direitos e deveres junto à sociedade, com enfoque na cidadania, no desenvolvimento sóciocultural, afastando-o da vulnerabilidade social e situação de risco; e também preparar o aluno para a inserção no mercado de trabalho local, como jovem aprendiz, junto a empresas previamente conveniadas e engajadas com o Bombeiro Esperança.

Os jovens participam de instruções ligadas à disciplina militar como aulas de ordem unida, combate a incêndio, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, educação física, prática desportiva e natação, além de palestras de orientação para o trânsito, cidadania, violência contra a mulher, drogas e entorpecentes, prevenção para DST/Aids, orientação nutricional e aulas de matemática. As aulas serão no período matutino, das 7h30 às 11 horas, com duração de seis meses.

O projeto é um dos trabalhos realizados pela Salvare - Associação Beneficente Salvare, entidade (ONG) criada dentro do 2º Grupamento de Bombeiros, no comando do tenente-coronel Jonys Cabrera Lopes, e tem a participação de militares e civis. A Salvare possibilita implementar e promover os projetos sociais da unidade.

Todo o empenho na realização do projeto tem gerado um saldo de melhorias para o 2º Grupamento de Bombeiros. Os outros projetos  da unidade são: o Bombeiro Amigo da Amamentação - convênio com o Banco de Leite Humano, no cadastramento e coleta do leite; o Doando Vida - fidelização de doadores de sangue do 2º GB e demais interessados junto ao Hemocentro Regional de Dourados; o Tocando em Frente - aulas de violão, no auditório do quartel; Criança no Esporte Cidadã do Futuro - futsal para crianças, realizada na quadra do quartel; Viver Melhor - atividades para a terceira idade, com palestras e práticas esportivas, entre outras atividades como a realização de cursos em parceria com o Senai e UFGD.