Educação

UFGD oferece 60 bolsas para alunos do Ensino Médio

8 OUT 2010 • POR Redação Douranews com Assessoria • 12h30

Alunos do Ensino Médio de escolas públicas e técnicas têm a oportunidade de fazer estágio como bolsista dentro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Serão 60 bolsas de estudo, com duração de 11 meses, no valor mensal de R$ 100,00.

Os bolsistas terão professores orientadores que vão inserir estes estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisa e ações de extensão. Esta é uma oportunidade de o estudante do Ensino Médio conhecer a UFGD, seus cursos de Ensino Superior e as linhas de pós-graduação.

As inscrições vão do dia 18 a 27 de outubro. A ficha de inscrição do aluno está disponível no endereço: http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads. As inscrições dos estudantes deverão ser entregues pessoalmente no endereço da Coordenadoria de Pesquisa da UFGD/Unidade I (Rua João Rosa Góes, nº1761, Vila Progresso).

As bolsas são oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM), que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Jovens bolsistas

Luan Ramos da Silva está cursando o 1º ano de Engenharia de Alimentos e já foi bolsista da UFGD quando fazia o Ensino Médio. “É uma boa oportunidade, porque eu pude me familiarizar com a universidade, conheci a realidade da graduação. Quando surgiu a vaga de bolsista eu comecei a pensar que curso eu queria fazer. Foi depois que eu entrei que eu decidi que queria fazer um curso na UFGD e escolhi aquele que eu mais gostei”, disse.

Enquanto bolsista, Luan auxiliou sua professora orientadora na coleta de dados em pesquisas da área de Agronomia, tendo contato com professores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Ele ainda participou da organização de eventos como o Workshop de Plantas Medicinais, entre outras atividades.

Hoje, Luan recebe bolsa permanência da UFGD e também é está na Iniciação Científica como voluntário. Apesar de estar apenas no começo da faculdade, ele já planeja seguir como pesquisador e entrar num mestrado assim que obtiver a graduação.

Clique aqui e veja o edital.