Política

Depois de cinco horas de bate-boca, senadores mudam escolha de presidente para este sábado

2 FEV 2019 • POR • 11h25

O Senado decidiu nesta sexta-feira (1), depois de mais de cinco horas de verdadeiro bate-boca, suspender a sessão que definiria o novo presidente da Casa, regimentalmente sempre marcada para o primeiro dia do mes de fevereiro, na volta dos trabalhos. A nova sessão foi marcada para a manhã deste sábado (2).

A suspensão foi proposta pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) para tentar pôr fim à divergência em torno de quem deveria conduzir a reunião. A proposta foi aprovada em votação simbólica (sem contagem de votos). Houve tumulto durante toda a sessão, a começar pela divergência de condução dos trabalhos pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que se intitulou pré-candidato, também a presidente do Senado.

Outro ponto de forte embate entre os senadores foi sobre o tipo de votação. Um grupo defendia que a votação fosse aberta, enquanto outra ala defendia votação secreta. Alcolumbre colocou a proposta em votação, e por 50 votos 2 o plenário optou por votação aberta. Mas houve muita reclamação porque alguns senadores argumentaram que ele não tinha legitimidade para conduzir a votação.

Pela proposta de Cid, o senador mais idoso da Casa, José Maranhão, deverá presidir os trabalhos deste sábado, respeitando as decisões já adotadas na noite anterior, para que se chegue a uma definição em torno do futuro presidente. Com informações do G1.