Política

Renan desiste da disputa e Davi Alcolumbre vai presidir o Senado

2 FEV 2019 • POR • 21h19
Aos 41 anos, comerciante que começou como vereador em Macapá chega a presidente do Senado - Agência Senado/Geraldo Magela

Com 42 votos, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente da Casa em sessão tumultuada que começou na sexta-feira (1) à tarde e ainda contou com importante ajuda do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou na madrugada que a eleição fosse feita por meio de votação secreta.

Apesar disso, alguns senadores declararam as escolhas em voz alta em uma disputa que envolveu, como candidato ao cargo, Ângelo Coronel (PSD-BA), Fernando Collor (Pros-AL), Esperidião Amin (PP-SC) e Reguffe (sem partido-DF). Os senadores Álvaro Dias (Podemos-PR), Major Olímpio (PSL-SP) e Renan Calheiros (MDB-AL) retiraram-se da disputa.

Na contagem de votos, na primeira rodada da eleição, foi detectada uma cédula a mais na urna. Isso provocou o cancelamento da eleição - e todos os papéis foram triturados, antes de qualquer apuração. Em seguida, os senadores discutiram e decidiram fazer uma 2ª votação. Renan Calheiros retirou a candidatura por considerar o processo "deslegitimado", conforme repercutiu o portal G1.

O Democratas agora acompanha as duas casas do Congresso, depois que Rodrigo Mais foi reeleito, sexta-feira, para presidir a Câmara dos Deputados, com 334 votos.